Início Política STF nega habeas corpus a envolvidos no dossiê

STF nega habeas corpus a envolvidos no dossiê

0

O Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de habeas corpus para Jorge Lorenzetti e Gedimar Passos, que depõem hoje terça-feira à CPI dos Sanguessugas sobre as negociações para a compra do dossiê com denúnicias contra tucanos.

Com a decisão, Lorenzetti (apontado como o mentor do esquema) e Gedimar (preso em São Paulo com R$ 1,7 milhão, supostamente destinado à compra do dossiê), correm o risco de ser presos durante o depoimento de hoje caso sejam constatados crimes de falso testemunho ou desacato.

Apesar da negativa, o STF determinou que a CPI terá de respeitar o direito dos depoentes de não responder a perguntas que os incriminem. O Supremo também ressaltou que Gedimar e Lorenzetti terão direito a ser auxiliados por advogados durante a sessão. Além deles, Valdebran Padilha, preso com Gedimar Passos, também depõe hoje.

Para o ministro Carlos Ayres Britto, do STF, não existe a iminência da CPI cometer abuso de poder ou ilegalidade que venha a comprometer a liberdade de locomoção dos depoentes e os demais valores constitucionais. Seria “descabido que o Supremo Tribunal Federal, para conceder a pretendida liminar, tenha de presumir algo de cuja consistência os autos não dão conta, de plano”.

Redação Terra

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile