Início Saúde Saúde capacita profissionais para mudança de estratégia no enfrentamento da Dengue

Saúde capacita profissionais para mudança de estratégia no enfrentamento da Dengue

0

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) colabora com o Ministério da Saúde (MS) numa importante ação de capacitação para a mudança de estratégia no enfrentamento da Dengue, que é a mudança do larvicída usado no tratamento de depósitos.

O Ministério da Saúde selecionou os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças e Sinop para receber o treinamento devido a ações anteriormente desenvolvidas no estado pela Rede Morena de Monitoramento, onde o Ministério da Saúde vem ao longo dos anos promovendo a captura de ovos do mosquito da Dengue , nos quais, na rede de laboratórios, foram feitas análises de resistência ao larvicída utilizado. Com base nos dados laboratoriais o Ministério da Saúde optou pela mudança.

Para a troca preconizada para os municípios selecionados é necessária a devida capacitação na nova metodologia de trabalho, que está sendo promovida a partir desta terça-feira (27/04), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O treinamento vai até a sexta-feira (30/04), desta semana.

A capacitação deverá reunir cerca de 100 pessoas dentre Supervisores, Coordenadores de Saúde, Técnicos e Agentes das Vigilâncias em Saúde Ambiental dos Escritórios Regionais de Saúde e municípios com experiência no uso do larvicída. Os Escritórios Regionais de Saúde com sede em cada um desses municípios selecionados estarão intimamente envolvidos no acompanhamento e orientação na nova metodologia a ser empregada nos municípios selecionados.

O superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MT, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, informou que a capacitação visa agregar o uso do novo larvicida ao combate contra a Dengue. “Mas é bom que se saiba que, segundo a Portaria nº 3.252, a competência para a troca de qualquer insumo no combate à Dengue é atribuição do Ministério da Saúde. Por isso, primeiro está sendo realizada a capacitação. Posteriormente, em data a ser definida pelo Ministério da Saúde, será feita a mudança”.

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da SES/MT, Wagner Peres, “a escolha desses municípios foi definida pelo Ministério da Saúde e o critério usado foi o fato de que Cuiabá, Rondonópolis e Sinop apresentarem contingente populacional acima de 100.000 habitantes, enquanto Cáceres por fazer fronteira com a Bolívia e Barra do Garças fronteira com o estado de Goiás
A Rede de Monitoramento Morena, do Ministério da Saúde, inclui a captura de ovos do mosquito da Dengue, sendo enviados à Secretaria de Vigilância em Saúde do MS onde passam por análise técnica de resistência ao larvicída em uso.

Ainda, segundo Wagner Peres, a capacitação com o novo larvicída compreenderá a parte teórica, com abordagens sobre os processos de resistência vetorial, modo de ação do produto, toxicidade e segurança. A parte prática consistirá na demonstração prática e operacional dos procedimentos para a aplicação do novo larvicída a ser empregado no tratamento dos depósitos.

Para a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Siriana Maria da Silva, o evento é mais uma ação a ser realizada no combate e controle da Dengue. A participação da Vigilância Epidemiológica neste evento é mais um indicativo que para se ter sucesso no controle da Dengue é necessário a integração de vários setores.

PROGRAMAÇÃO

Começando na terça-feira, das 8h00 as 12h30 os representantes do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana receberão treinamento teórico e prático sobre o uso do Diflubenzuron (larvicida). No período da tarde, de 13h30 as 18h00, será a vez dos técnicos, coordenadores e supervisores da Vigilância Ambiental de Saúde do município de Cuiabá receberem a capacitação.

Na quarta-feira (28/04), das 8h00 as 12h30, os técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde e das Vigilâncias em Saúde Ambiental de Saúde dos municípios de Cáceres, Rondonópolis e Sinop estarão recebendo o treinamento a ser usado no combate à Dengue.

Na quinta-feira (29/09), das 8h00 as 12h30, será a vez dos técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental do município de Várzea Grande serem submetidos ao treinamento.

Finalmente, na sexta-feira (30/04), os técnicos do Escritório Regional de Saúde e da Vigilância em Saúde Ambiental do município de Barra do Garças participarão da capacitação.

SECOM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile