Início Política Relatório da CPI da Saúde será votado nesta 4ª feira

Relatório da CPI da Saúde será votado nesta 4ª feira

0

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislatura fará a leitura e votação de seu relatório final em reunião, nesta quarta-feira (22), às 16h, na Sala das Comissões Luis Carlos Campos. Em cumprimento ao Regimento Interno do Poder Legislativo, o relator da comissão, deputado Walace Guimarães (PMDB), encaminhou o documento ao presidente da CPI, deputado Sérgio Ricardo (PR), que o distribuiu aos demais membros nesta segunda feira (20).
No decorrer dos trabalhos da CPI, segundo o deputado Sérgio Ricardo, constatou-se que o problema no setor não é somente relacionado à falta de investimentos, mas principalmente a má gestão dos recursos que repassados, que por esse motivo, ampliou a investigação para que fosse possível diagnosticar as causas que culminavam no déficit da qualidade dos serviços e na demora no atendimento.

O relatório apontou ainda que uma das dificuldades da Comissão foi receber as informações sobre repasses dos recursos financeiros do setor da saúde estadual, pelas prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com Sérgio Ricardo, vários ofícios foram encaminhados aos órgãos responsáveis, porém muitos ficaram sem resposta.

O relatório final da CPI, com mais de 1.200 paginas, traz a síntese das visitas que foram realizadas a diversas unidades de saúde; atas de oitivas com autoridades; sindicalistas e representantes de classe e estudos técnicos, além de propor recomendações para melhorar o setor, bem como o cumprimento emergencial por parte do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Cuiabá em relação ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. “Essas recomendações vão oportunizar uma melhor gestão da saúde, tanto na qualidade do atendimento á população, quanto no gerenciamento dos recursos destinados a esse fim”, afirmou Sérgio Ricardo.

Histórico- Na execução dos trabalhos da CPI, os integrantes (parlamentares e técnicos) realizaram vistorias nas seguintes unidades de saúde: Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá; Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande; Policlínicas do Coxipó, Pedra 90, Verdão e Morada da Serra; nos antigos Hospitais Modelo e São Tomé; Hospital Metropolitano de Várzea Grande; Hospital Universitário Júlio Müller; Hospital Geral Universitário, e nos Hospitais Regionais de Cáceres, Sorriso, Rondonópolis e Colíder.

No sentido de colaborar com as investigações da comissão foram realizadas 12 reuniões ordinárias e nove oitivas de esclarecimentos. Ao todo foram convocados representantes do Sindicato dos Médicos; do Conselho Regional de Medicina; do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente de MT; do Sindicato dos Hospitais; Diretoria do Hospital Geral Universitário- HGU; diretoria do Hospital Universitário Júlio Müller; o Sindicato dos Cirurgiões Dentistas de MT; Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente de MT, e da Coordenadoria de regulação da Secretaria de Estado de Saúde.

Os membros da CPI da Saúde participaram de audiências e reuniões externas, sendo a primeira com o ministro da Saúde José Gomes Temporão, durante visita à Capital de Mato Grosso. A segunda com a desembargadora Clarice Claudino. Foram realizadas ainda, reuniões com os secretários de Saúde de Estado e do município de Cuiabá, para tratar das questões pertinentes à fila de espera por cirurgia no Estado de Mato Grosso.

O presidente da Comissão declarou que uma cópia do relatório final será entregue a cada uma das autoridades responsáveis para que, se necessário, tomem as providências cabíveis, inclusive punição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile