Início Cidade Prefeitura capacita profissionais para combater poluição sonora em Cuiabá

Prefeitura capacita profissionais para combater poluição sonora em Cuiabá

0

Agentes estão preparados para aplicar notificações, realizar autuações e, quando necessário, interditar locais e apreender equipamentos

ALTNOTÍCIAS

A Prefeitura de Cuiabá entregou, nesta sexta-feira (04/04), 30 certificados de Técnico em Aferição de Ruídos e Poluição Sonora a profissionais capacitados para operar sonômetros e elaborar relatórios ambientais. A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), após nove anos sem qualificação na área.

Entre os certificados estão fiscais da Sorp, policiais civis e militares que agora estão aptos a utilizar o sonômetro DEC-7000, equipamento usado para medir os níveis de ruído na cidade. Segundo a secretária Juliana Palhares, antes da capacitação havia apenas 10 técnicos habilitados. “Com os novos operadores, ampliamos a capacidade de fiscalização e atuação contra crimes ambientais”, disse.

O curso teve 16 horas de duração e preparou os participantes para aplicar notificações, realizar autuações e, quando necessário, interditar locais ou apreender equipamentos. A formação também abordou a legislação ambiental vigente em níveis municipal, estadual e federal.

O tenente-coronel da Polícia Militar, Mário Willian, destacou a importância do treinamento no contexto policial. “Recebemos muitas chamadas de perturbação do sossego. A atuação preventiva evita situações que podem evoluir para crimes graves”, afirmou. Nove policiais militares participaram da formação.

Já o policial civil Flávio Pascoal, da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), reforçou que o uso correto do sonômetro é essencial para garantir a validade jurídica das provas. “É fundamental seguir o procedimento técnico para evitar falhas.”

A capacitação foi viabilizada pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Mato Grosso (FECONSEG/MT), em parceria com o Ministério Público e com execução do Senai. “Trabalhar a poluição sonora é uma demanda urgente da população cuiabana”, afirmou Danilo Moraes, presidente da FECONSEG.

Roberta Rodrigues, gerente regional do Senai, agradeceu a parceria e colocou a instituição à disposição para novos projetos de formação.

#PraCegoVer

A imagem mostra os profissionais que participaram do curso para operar o sonômetro, medidor de ruído.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile