Início Polícia Polícias Civil e Militar recebem novo lote de bafômetros do Ministério da...

Polícias Civil e Militar recebem novo lote de bafômetros do Ministério da Justiça

0

As polícias Militar e Judiciária Civil recebem na quarta-feira, 21 de outubro, mais 63 novos etilômetros (bafômetros) para atividades operacionais das instituições. A entrega será feita pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho ao diretor da PJC, José Lindomar Costa, e ao comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito de Campos Filho. A entrega será às 15h30, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.

São 50 bafômetros para Polícia Militar e 13 para a PJC, oriundos de repasse do Ministério da Justiça, que adquiriu 10 mil unidades para as polícias de todo o país. Sete mil estão sendo repassados aos estados e 3 mil à Polícia Rodoviária Federal. Este é o segundo lote dos aparelhos que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública recebe do Ministério. Em agosto foram entregues 25 unidades às polícias.

Os critérios utilizados pelo Ministério da Justiça para definir a distribuição dos equipamentos em cada estado foram a extensão da malha viária, o número de acidentes e de vítimas, além do quantitativo de bafômetros que cada polícia já dispõem.

O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, destaca a importância do uso imediato dos bafômetros. “Sabemos que muitos estados não teriam recursos para a aquisição destes equipamentos. Por isso, esperamos que façam intensivo uso dos elitômetros como forma de prevenção à violência no trânsito”, afirma.

Os novos modelos têm chips capazes de gravar os últimos 2.400 registros e são auditáveis. O motorista sopra o bafômetro, o agente liga na impressora e ela imprime um teste que é entregue na hora. O dado fica armazenado na máquina e não pode ser alterado ou apagado. Só quando ligado ao computador, na delegacia, é que o bafômetro começará a emitir os laudos.

A Lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca, está em vigor desde o dia 20 de junho de 2008, resultado da Medida Provisória 415, editada em 1º de fevereiro do mesmo ano. A partir de então, os motoristas flagrados depois de beber passaram a ser punidos com multa e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses, além de prisão nos casos mais graves.

Com informações do Ministério da Justiça

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile