Início Brasil OAB investigará sumiço de documentos Secretos

OAB investigará sumiço de documentos Secretos

0

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu, ontem, na reunião plenária mensal, encaminhar ao Superior Tribunal Militar notícia-crime para apurar quem foram os responsáveis pelo sumiço ou destruição de documentos dos serviços secretos das Forças Armadas referentes à Guerrilha do Araguaia. De acordo com o conselheiro Nélio Machado, do Rio de Janeiro, “essas pessoas devem responder por crime de extravio de documentos, previsto no Código Penal Militar, que prescreve pena de reclusão de dois a seis anos”.

O desaparecimento desse acervo de documentos, ainda segundo Nélio Machado, representa “uma tentativa de se apagar da história do país algo de escabroso que efetivamente ocorreu, com violências, sevícias, torturas e mortes na chamada Guerilha do Araguaia”. Para o conselheiro, a Lei de Anistia, de agosto de 1979, não se aplica a esse caso, já que não se sabe ao certo a data em que se deu o desaparecimento dos documentos.

Acrescentou, no seu voto – aprovado por unanimidade pelo conselho da OAB – que a competência para a apuração do suposto crime é da Procuradoria-Geral da Justiça Militar e do STM, “uma vez que os funcionários vinculados aos órgãos de segurança e que atuaram na região estavam em serviço e observavam ordens que eram atípicas e, muitas vezes, inaceitáveis”. A proposta de apuração dos responsáveis pelo sumiço dos arquivos do Araguaia foi do jurista Fábio Konder Comparato.

JB Online

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile