Início Política MT “Não vamos descansar!”, reforça Wilson Santos na luta contra PCHs no rio...

“Não vamos descansar!”, reforça Wilson Santos na luta contra PCHs no rio Cuiabá

0

Deputado defende que a geração de energia deve priorizar sustentabilidade em Mato Grosso

ALTNOTÍCIAS

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) uniu forças com o senador Jayme Campos (UB) e o deputado Juca do Guaraná (MDB) para barrar a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no rio Cuiabá. Os parlamentares estiveram em Brasília, com a diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) para tratar de projeto da empresa Maturati Participações para explorar o potencial hídrico da região.

Ele reafirmou sua posição contrária ao projeto e defendeu o investimento em fontes de energia sustentáveis. “Iremos lutar até a última hora contra as hidrelétricas no rio Cuiabá. Vamos lutar contra esse absurdo! O caminho não é a destruição dos rios e do Pantanal, mas sim, a utilização da energia solar. Não vamos descansar!”, declarou o parlamentar.

A Maturati mantém o projeto de instalação das hidrelétricas, o que, segundo Wilson, ameaça diretamente o rio Cuiabá, essencial para a vida e o equilíbrio ambiental da região. “Precisamos seguir atentos e mobilizados contra qualquer decisão que comprometa o nosso meio ambiente”, alertou.

O deputado defende que a geração de energia deve priorizar a sustentabilidade em Mato Grosso. Segundo ele, os 154 megawatts que a empresa pretende gerar poderiam ser obtidos sem impactos ambientais, por meio da instalação de placas solares em uma área de 1.200 hectares.

“O rio Cuiabá é um patrimônio natural importantíssimo não só para a capital e Várzea Grande, como de milhares de índios, ribeirinhos, quilombolas, pescadores e dezenas de municípios que integram essa bacia e, evidentemente, ao próprio Pantanal”, justificou o senador.

Juca do Guaraná destacou a importância do encontro e reforçou sua oposição à proposta. “Foi uma reunião produtiva e importante. Nós somos radicalmente contra esse projeto”, posicionou.

Projeto – A Maturati Participações obteve uma decisão favorável na Justiça Federal, determinando que a ANA reavalie o processo de disponibilidade hídrica para a instalação das PCHs no rio Cuiabá.

A tentativa de construção dos empreendimentos tem sido amplamente criticada por diversos segmentos e lideranças políticas, que alertam para os riscos sociais e ambientais e os impactos negativos sobre o Pantanal. A mobilização contra essas usinas segue como uma das principais pautas de Wilson Santos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile