Início Cidade MPE investiga destino de dinheiro de multas em Cuiabá, Acorizal e no...

MPE investiga destino de dinheiro de multas em Cuiabá, Acorizal e no Detran

0

O Ministério Público do Estado (MPE) instaurou inquérito civil para apurar se o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as Prefeituras de Cuiabá e Acorizal estão divulgando corretamente a aplicação dos recursos provenientes da cobrança de multas por infrações de trânsito.

O promotor de Justiça, Célio Joubert Fúrio apontou que, em consultas ao Portal da Transparência, alguns dados foram suprimidos e informações relevantes omitidas, pontuando que suas buscas "restaram-se frustradas".

Considerando, a necessidade de levantamento de informações para embasar eventual adoção de medida judicial, este membro do Ministério Público, no uso de suas atribuições constitucionais e legais (…) determina a instauração de Inquérito Civil, visando a obtenção de esclarecimentos e informações adicionais no âmbito da atuação de natureza extrajudicial relacionada à defesa do patrimônio público e da probidade administrativa a orientar a adoção das providências cabíveis em relação aos fatos”, diz trecho do inquérito.

Segundo Fúrio, o uso dos recursos provenientes de multas e o excesso da aplicação das mesmas são constantemente questionados pela população e o MPE, como órgão fiscalizador, pretende apurar se os valores obtidos por meio destas infrações são corretamente publicados e utilizados.

O promotor determinou que os órgãos públicos sejam notificados e que a resposta seja enviada em até 10 dias úteis.

Outro lado

Por meio de nota, o Detran explicou que no Portal da Transparência estão disponíveis os valores e uso dos recursos provenientes de multas e também as receitas e despesas previstas pelo órgão.

Já a Prefeitura de Cuiabá, informou que vai disponibilizar, nas próximas semanas, as informações sobre a arrecadação referente à aplicação das multas efetuadas em Cuiabá. Os números estarão disponíveis no Portal da Transparência da administração municipal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile