Início Mundo Morte de Shinzo Abe provoca comoção internacional entre líderes

Morte de Shinzo Abe provoca comoção internacional entre líderes

0
KMA03 HIROSHIMA (JAPÓN) 27/05/2016.- El presidente de Estados Unidos, Barack Obama (d), se despide del primer ministro nipón, Shinzo Abe (i), tras una ofrenda floral en el Parque de la Paz hoy, 27 de mayo de 2016, en Hiroshima (Japón) hoy, 27 de mayo de 2016. Aunque Obama es el primer presidente en el cargo en visitar Hiroshima, el demócrata Jimmy Carter lo hizo como expresidente en 1984, mientras que el republicano Richard Nixon acudió en 1964, cuatro años antes de convertirse en presidente de los EE.UU. EFE/Kimimasa Mayama / Pool

Ex-primeiro-ministro do Japão foi vítima de um atentado na cidade de Kashihara, na região de Nara; ele era o líder mais antigo do país

A morte do ex-primeiro-ministro do JapãoShinzo Abe, vítima de um atentado na cidade de Kashihara, na região de Nara, provoca grande comoção internacional. Líderes e porta-vozes de diversos países do mundo já se pronunciaram sobre o assassinato. O primeiro deles foi o atual primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, que condenou o tiroteio nos “termos mais fortes” e chamou de “absolutamente imperdoável”. O crime é o primeiro assassinato de um ex-primeiro-ministro japonês desde os dias do militarismo pré-guerra da década de 1930 e choca o país onde a violência política é rara e as armas são rigidamente controladas.

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, se disse profundamente chocado. “Estou profundamente chocado com a notícia do assassinato de Shinzo Abe”, escreveu no Twitter. “Meus pensamentos estão com a família do nosso amigo japonês que sempre foi muito gentil com a Polônia. Que ele descanse em paz”. A Alemanha está ao lado do Japão, disse um porta-voz do governo alemão em resposta à notícia de que o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu nesta sexta. O governo da França também expressou sua solidariedade. A França total solidariedade ao Japão após o assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, disse o Ministério das Relações Exteriores do país. O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que o assassinato do ex-primeiro-ministro Abe o deixou “atordoado e profundamente triste”.

Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, que abdicou do cargo na última quinta-feira, 7, após a escalada de uma crise em seu governo, também comentou o caso: “Notícias incrivelmente tristes sobre Shinzo Abe”, disse Johnson no Twitter. “Sua liderança global em tempos desconhecidos será lembrada por muitos. Meus pensamentos estão com sua família, amigos e o povo japonês”. “O Reino Unido está com você neste momento sombrio e triste”. O novo ministro das Finanças do Reino Unido, Nadhim Zahawi, também se pronunciou e enviou suas condolências ao Japão, dizendo que Abe deu a vida em busca de um objetivo nobre de tornar o mundo um lugar melhor. Anteriormente, ele havia publicado uma mensagem na qual expressava seu choque pela morte do ex-primeiro-ministro japonês, antes de qualquer confirmação, mas apagou o conteúdo. “As notícias de hoje do Japão são de partir o coração”, disse Zahawi. “Entramos na política para servir e tentar tornar o mundo um lugar melhor. Shinzo Abe perdeu a vida em busca desse nobre objetivo. Que ele descanse em paz eterna.”

embaixada chinesa no Japão expressou condolências pela morte do ex-primeiro-ministro: “O ex-primeiro-ministro Abe fez contribuições para melhorar as relações China-Japão durante seu mandato. Expressamos nossas condolências por sua morte e enviamos nossas condolências à sua família”, disse um porta-voz da embaixada no site da embaixada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile