Início Economia Mantega realça urgência em reduzir tarifa de energia

Mantega realça urgência em reduzir tarifa de energia

0

A redução do custo das tarifas de energia elétrica no País é uma medida urgente e necessária. A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Vivemos uma crise e precisamos dar competitividade à economia brasileira", afirmou o ministro nesta quarta-feira, em entrevista sobre a Medida Provisória 579, que prorroga as concessões das elétricas e reduz encargos setoriais.

 

Mantega disse que a redução do custo da energia vai beneficiar a todos: consumidores, indústria, comércio e serviços. "Vivemos uma economia mundial conturbada, com países reduzindo custos e aumentando a competitividade", afirmou. "O Brasil tem condições de crescer a 4% ou 4,5%, mas reduzir os custos é fundamental", acrescentou.

O ministro destacou que a MP 479 respeita os contratos e tem regras claras que foram baseadas na legislação de 1995. Segundo ele, com a MP, o governo amplia os benefícios dos concessionários, porque abre a possibilidade de renovação das concessões por 30 anos para todos. "Isso não estava assegurado na lei."

Mantega declarou ainda que o período é longo a fim de que as companhias aceitem reduzir agora as tarifas para as concessões que vencem em 2015, 2016 e 2017. "Precisamos antecipar para 2013, porque precisamos da competitividade." Ele observou que o governo vai compensar indenizando as concessionárias que ainda depreciaram os investimentos. "Isso de acordo com a regras da Aneel, que são bem conhecidas pelo método de valor novo reposição", afirmou. "É uma regra clara." 

 

 

 

 

 

 

 

 

OEstadão

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile