Elaboração deste relatório é fundamental para a valoração do DAE para então dar início ao processo do PMI
ALTNOTÍCIAS
A Prefeitura de Várzea Grande autorizou a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para realizar um diagnóstico completo do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). O trabalho servirá de base para definir o valor da autarquia e dar início ao processo de concessão por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
A medida foi oficializada nessa quarta-feira (03/04), por meio do Decreto nº 09/2025.
Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), o estudo da Fipe é o primeiro passo para atrair interessados na concessão do DAE. “Depois dessa análise, vamos publicar o edital para que empresas possam conhecer e estudar o funcionamento do DAE. Só então, iniciaremos o processo de concessão. Estudamos todas as possibilidades e esta se mostrou a melhor alternativa”, afirmou.
Enquanto o processo não avança, a prefeita garantiu a continuidade dos serviços com apoio do vice-prefeito Tião da Zaeli. “O DAE ainda enfrenta vazamentos e outros problemas. Por isso, pedi que o Tião nos ajude na operação e nos investimentos necessários. Não haverá interrupção no atendimento à população”, Pontuou Moretti
Flávia reforçou que, neste momento, não há negociação em curso — apenas o levantamento técnico. “A Fipe vai apenas dimensionar o DAE. Nada está sendo vendido ou transferido. É um diagnóstico, o início do caminho.”
Ela também garantiu que todo o processo será transparente e participativo. “Faremos audiências públicas e envolveremos a Câmara Municipal. Vamos debater o tema abertamente. Nosso objetivo é simples: garantir água nas torneiras da população.”