Programação incluiu ainda palestras sobre planejamento patrimonial e sucessório no campo, além de prevenção de incêndios florestais
ALTNOTÍCIAS
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realizou na sexta-feira (04/04) sua primeira Assembleia Geral Ordinária de 2025, reunindo cerca de 80 presidentes de Sindicatos Rurais na sede da entidade, em Cuiabá. O encontro marcou o início oficial das comemorações pelos 60 anos da Famato, que serão celebrados em 16 de dezembro.
Durante a manhã, os participantes discutiram temas como a prestação de contas de 2024, diretrizes para 2025, gestão de recursos e parcerias entre o Senar-MT e os sindicatos. À tarde, o presidente Vilmondes Tomain lançou a identidade visual dos 60 anos e apresentou um vídeo institucional destacando a trajetória da entidade e homenageando ex-presidentes.
Em seu discurso, Vilmondes agradeceu aos produtores, sindicatos, colaboradores e diretores. “A Famato é construída pela força do produtor rural. São 60 anos de lutas e conquistas. Tenho orgulho de presidir essa casa em um ano tão simbólico”, disse.
Na ocasião, também foi apresentado o projeto dos anuários do Sistema Famato, que vão registrar ações dos anos de 2023 a 2026. Ao final do ciclo, formarão uma coleção especial em box.
A Assembleia contou ainda com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que detalhou o novo sistema CAR Digital 2.0. A ferramenta, lançada em março, usa imagens de satélite para tornar mais ágil a validação dos cadastros ambientais. Segundo dados de janeiro de 2025, Mato Grosso tem 155 mil CAR cadastrados, sendo cerca de 10 mil validados.
Mauren respondeu a perguntas dos presidentes e explicou as inovações do sistema, como validação automática, regras para áreas úmidas e reaproveitamento de taxas. Vilmondes agradeceu a secretária pela presença e reforçou a importância do diálogo entre o setor produtivo e o governo.
A programação incluiu ainda palestras sobre planejamento patrimonial e sucessório no campo, prevenção de incêndios florestais, além da participação da Comissão Famato Mulher, que apresentou novos treinamentos em parceria com o Senar-MT.
Também participaram da Assembleia o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, da secretária-adjunta da Sema, Luciane Bertinatto; e do promotor de Justiça, Marcelo Caetano Vacchiano, fortalecendo o diálogo institucional entre o setor produtivo e o poder público.