Início Mundo Exposição mostra bastidores do serviço secreto da ex-Alemanha Oriental

Exposição mostra bastidores do serviço secreto da ex-Alemanha Oriental

0

Em 2010, foram registrados 88 mil requerimentos para vistoria de documentos da Stasi, a polícia política da antiga Alemanha Oriental. Uma exibição em Berlim explica o porquê de tamanho interesse nesta força.

A exposição foi inaugurada pelo presidente alemão, Christian Wulff, neste sábado (15), em Berlim. A escolha do dia não foi casual, já que no 15 de janeiro de 1990, exatamente 21 anos antes, ativistas dos direitos civis invadiram a central da organização, na então Berlim Oriental, com intenção de salvar os documentos ali armazenados, antes que os funcionários do órgão os destruíssem, o que já tinham começado a fazer.

Contra a vontade de muitos políticos da Alemanha Ocidental (que não queriam a publicação de dossiês sobre eles), o acervo da Stasi foi aberto após a reunificação alemã.

Desta forma, as vítimas do regime da antiga RDA (República Democrática Alemã), puderam saber exatamente por quem e quando foram espionadas. Na nova exposição permanente, inaugurada em Berlim, além da história da Stasi e seus efeitos, seis destinos individuais são apresentados ao público.

F.Com
DA DEUTSCHE WELLE, NA ALEMANHA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile