Início Política Emendas serão destinadas à construção do Memorial Dante de Oliveira

Emendas serão destinadas à construção do Memorial Dante de Oliveira

0

A Assembleia Legislativa envidará esforços para contribuir com a construção do Memorial Dante de Oliveira, em Cuiabá. Os deputados deverão garantir parte de suas emendas às obras da instituição, que oferecerá atividades permanentes aos visitantes. A garantia foi dada pelo presidente da AL/MT, deputado José Riva (PP), durante solenidade que lembrou os cinco anos da morte do estadista Dante Martins de Oliveira, realizada nesta quarta-feira na AL, a pedido do deputado Carlos Avalone.

Em seu discurso, Riva declarou que pessoas como Dante mereciam que a classe política parasse no dia 6 de julho em reverência ao legado que Dante deixou ao Brasil. Recordou que Mato Grosso passou a ser conhecido no cenário nacional pelas ideias e espírito guerreiro de Dante. “Ele foi e é uma das maiores lideranças políticas do país. Vamos lembrá-lo como o maior responsável pelo momento que Mato Grosso passa com crescimento médio de 10% ao ano, mas que foi muito injustiçado”, disse, ao citar também os grandes embates e parcerias.

“Sem dúvida esse estado deve muito a Dante, como deve também ao saudoso Jonas Pinheiro”, declarou Riva. A Assembleia Legislativa já discutiu o projeto do memorial com o Governo e agilizará a concretização dos estudos de viabilidade da entidade, que deverá ser uma nova referência em Mato Grosso. Além do acervo sobre Dante, Riva sugeriu a instalação de biblioteca, vídeos sobre a história do estado e outras atividades que sejam permanentes.

Outro grande avanço lembrado por Riva se refere à criação do Fundo Estadual de Habitação – Fethab. “Dante foi o grande idealizador. Mas, quis o destino que ele não construísse as casas”, lamentou o presidente. O legado deixado por Dante foi recordado com a exibição de um documentário.

Além da Emenda Constitucional das Diretas Já, considerado maior ato cívico brasileiro, também foi lembrada a luta pelo gasoduto, implantação da ferrovia, expansão de energia elétrica e a interiorização da Saúde, com a construção de postos de saúde e de hospitais regionais e municipais. Avalone, que conviveu com Dante por 13 anos, lembrou das políticas públicas defendidas pelo homenageado. “Ele preparou o estado à geração futura. Era meu ídolo e meu líder”, afirmou.

A sessão solene foi uma das diversas ações realizadas para lembrar os cinco anos da morte de Dante – corridas, missas, concurso de redação e sessões solenes na AL/MT e Câmara de Cuiabá. Também foi firmado um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que passará a guardar os documentos da “Era Dante”. Todos serão digitalizados e sistematizados para que a população possa ter acesso à sua trajetória. “Cada vez mais percebemos o vazio que Dante de Oliveira nos deixou como homem público”, disse a viúva de Dante, Thelma de Oliveira.

MEMORIAL – Em homenagem ao feito histórico de Dante de Oliveira, Mato Grosso ganhará um memorial que levará o seu nome. Conforme o presidente do Instituto Dante de Oliveira, Leonardo de Oliveira, o projeto será analisado pelo Governo do Estado e já tem apoio de lideranças políticas de Mato Grosso e da esfera nacional, como senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A criação da Comissão Executiva para a construção do Memorial Dante de Oliveira está amparada pelo Decreto 506, de 6 de julho de 2011, assinado pelo governador em exercício, Francisco Daltro.O indicativo é que a entidade seja construída no parque criado por Dante, o Mãe Bonifácia. Todos os documentos, que serão digitalizados pela UFMT, estarão disponibilizados aos visitantes do parque. “Torcemos para que a escolha seja pelo Parque Mãe Bonifácia, onde Dante sempre estava. Para isso, será feito estudo sobre a viabilidade financeira e liberação ambiental do memorial que se tornará um grande atrativo para turistas”, garante Leonardo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile