Início Mundo Duas explosões deixam dezenas de mortos no Iraque

Duas explosões deixam dezenas de mortos no Iraque

0

Dois ataques deixaram pelo menos 35 mortos e 47 feridos em uma cidade no norte do Iraque nesta terça-feira. De acordo com a polícia, insurgentes detonaram os explosivos próximo ao Conselho Municipal de Taji, a 20 quilômetros da capital, Bagdá.

A primeira explosão aconteceu por volta das 12h (horário local), quando um carro-bomba foi detonado no estacionamento do Conselho. Enquanto policiais e civis se reuniam no local para ajudar as vítimas, outra bomba explodiu.

Ambulâncias seguiram para o local, onde cerca de 20 carros estavam pegando fogo e muitos corpos eram vistos no chão. “A cena foi horrível”, afirmou o policial Abu Haider. “Alguns dos feridos corriam para todas as direções, chorando e gritando por ajuda.”

A maior parte da população da cidade de Taji é sunita. O ataque desta terça-feira é o último de uma série de atentados recentes, que acontecem no momento em que as diferentes facções políticas discutem a possibilidade de pedir formalmente que os Estados Unidos deixem alguns militares no país após o prazo de retirada, marcado para o fim do ano.

No dia 23 de junho, bombas detonadas em bairros xiitas de Bagdá deixaram ao menos 40 mortos. Dois dias antes, um ataque suicida em frente a um prédio do governo no sul da capital deixou 22 vítimas.

O mês de junho foi o mais violento do ano para os iraquianos. Durante o período, 271 iraquianos morreram em atentados, incluindo 155 civis, 77 policiais e 39 soldados, segundo os ministérios da Saúde, Defensa e Interior.

O resultado representa um aumento de 34% na comparação com maio. O mês mais violento antes de junho havia sido registrado em setembro de 2010, com 273 mortos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile