om o cair da noite, Saturno e Mercúrio saem de cena, seguidos de Vênus. Júpiter desaparece de vista por volta das 22h, e Marte permanece observável até pouco antes das 2h da madrugada.

Lembrando que quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais luminoso do céu, tem magnitude aparente de -27.

Configuração do céu em 28 de fevereiro de 2025, com cinco planetas visíveis a olho nu no final da tarde. Com o cair da noite, Saturno e Mercúrio saem de cena, seguidos de Vênus. Júpiter desaparece de vista por volta das 22h, e Marte permanece observável até pouco antes das 2h da madrugada. Crédito: Stellarium Web

O evento está visível quase em todo o mundo entre esta e a próxima semana, logo após o pôr do Sol, sendo sexta-feira (28) a melhor data de visualização para a maior parte do globo.

Dicas para observar o “alinhamento” planetário:

  • Procure um lugar o mais livre possível da poluição luminosa;
  • Atente-se ao céu logo após o pôr do Sol;
  • É recomendável usar aplicativos de orientação (como Star WalkStellarium ou SkySafari) para localizar rapidamente qualquer objeto celeste.

De acordo com a revistaNational Geographic, estima-se que esse evento não ocorrerá novamente até o ano de 2492 – o que torna o fenômeno ainda mais especial.

OLHAR DIGITAL