Início Saúde Casos de nova gripe chegam a 985, diz OMS

Casos de nova gripe chegam a 985, diz OMS

0

A organização afirmou que os governos mundiais não devem baixar a guarda em resposta ao surto de gripe suína, pois ainda é muito cedo para dizer se o pico do surto realmente ocorreu no Estado de Veracruz, no México, onde surgiram os primeiros casos.

O alerta da organização foi feito depois que o governo mexicano anunciou que o número de casos de contaminação pela gripe suína estaria diminuindo.

No domingo, o ministro da Saúde do México, José Córdova, afirmou que o pico da atuação do vírus H1N1, causador da doença, teria ocorrido entre os dias 23 e 28 de abril.

“A evolução da epidemia entrou agora em uma fase de declínio”, afirmou ele, em uma entrevista coletina.

Mas, segundo o representante da OMS Gregory Hartl, a atual “fase de atividade” do vírus pode ter ultrapassado o seu auge, mas isso não significa que ela foi encerrada. “Existe uma grande possibilidade de este vírus voltar, especialmente em épocas mais frias”, afirmou Hartl.

Acredita-se que, no México, 101 pessoas teriam morrido em consequência da doença, mas apenas 22 casos foram confirmados.

Enquanto isso, especialistas nos Estados Unidos dizem que a gripe suína poderá logo se espalhar por todo o país, já que foram confirmados casos em mais da metade dos 50 Estados americanos.

No domingo, El Salvador confirmou seus primeiros dois casos da doença, elevando para 20 o número de países afetados. Os casos de transmissão entre pessoas foram confirmados em seis países.

U.Seg
(Com informações da BBC Brasil)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile