Início Política Câmara deve revogar futuras prisões de deputados expedidas pelo STF

Câmara deve revogar futuras prisões de deputados expedidas pelo STF

0

Centrão quer dar recado de insatisfação à Suprema Corte; detenção de Brazão foi mantida pela gravidade do caso, mas considerada “exceção”.

Fonte: Conexão Poder

A Câmara dos Deputados revogará futuras prisões de congressistas expedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A votação apertada que manteve preso o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) em 2018, foi um recado da insatisfação do Legislativo com o Judiciário. Deputados do Centrão entendem que a brutalidade e a repercussão do crime contribuíram para a decisão da Câmara na 4ª feira (10.abr.2024).

No entanto, segundo apurou o Poder360, congressistas que votaram a favor da manutenção da prisão disseram que mudarão de posição em ocasiões futuras de menor gravidade.

Conversas sobre “reação” à Suprema Corte se intensificaram depois que a votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania) da Câmara sobre a prisão de Brazão foi adiada. Inicialmente, alguns integrantes do PL estavam inclinados a aprovar a detenção do deputado, mas mudaram de ideia com a orientação de envolver o tema em um embate entre os Poderes.

Um dos articuladores do movimento para revogar a prisão de Brazão foi o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), o preferido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para sucedê-lo em 2025. Continue lendo em Poder 360.

Da redação do AltNotícias com informações do Conexão Poder

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile