Início Cidade Assembleia pode paralisar UFMT

Assembleia pode paralisar UFMT

0

O corpo docente, discente e servidores da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, realizam nesta terça feira uma assembléia geral unificada com o objetivo de discutir a aprovação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.

A comunidade universitária pretende paralisar todas as atividades dentro do campus para protestar contra a manobra feita pelo reitor Paulo Speller junto ao Conselho Universitário – CONSUNI, que aprovou no mês passado o REUNI, sem antes ter sido feito uma discussão para avaliar as conseqüências.

Para evitar qualquer possibilidade de discussão sobre o REUNI e conseguir a aprovação no CONSUNI, o reitor Paulo Speller, fez uma manobra e incluiu todas as metas do Plano no Programa de Desenvolvimento Institucional – PDI, que já tinha sido discutido na reunião anterior.

Resultado, o Conselho Universitário acabou aprovando o REUNI sem saber.
Na assembléia que será realizada amanhã a comunidade universitária pretende propor uma ação para tentar anular a aprovação do Programa pelo CONSUNI, inclusive os estudantes estão disposto a realizar uma grande manifestação e não está descartada a hipótese da reitoria ser invadida.

O reitor já confirmou a presença na assembléia, mas informou que não terá condições de permanecer até o fim.
A comunidade universitária considera o Programa do Governo Federal uma ameaça e representa uma total precarização do ensino público gratuito porque implica no aumento do número de vagas sem contratação de mais professores e na aprovação em massa de pelo menos 90% dos alunos ingressantes.
A assembléia vai ser realizada em frente ao Restaurante Universitário que funciona dentro do campus da UFMT.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile