Início Brasil Aconselhado por PMDB, Rondeau pode deixar cargo

Aconselhado por PMDB, Rondeau pode deixar cargo

0

Acusado pela Polícia Federal de receber propina de R$ 100 mil da Construtora Gautama, o ministro Silas Rondeau (Minas e Energia) foi aconselhado nesta segunda-feira (21) a afastar-se do cargo. O conselho partiu justamente de líderes do grupo que patrocinou a nomeação de Rondeau, o PMDB do Senado. Aos peemedebistas com os quais conversou, pelo telefone, o ministro deu indicações de que pode formalizar o pedido de desligamento do cargo.

Sugeriu-se a Rondeau que seu afastamento se dê em caráter temporário. Ficaria em suspenso a hipótese de retornar ao cargo caso fosse comprovada a sua inocência. Auxiliares de Lula receberam com alívio a disposição de Rondeau. Torcem para que a saída do ministro se materialize ainda nesta segunda-feira. Avaliam, porém, que o ideal seria um pedido de demissão convencional, sem previsão de volta.

Rondeau integra a comitiva de Lula, em viagem ao Paraguai (foto lá no alto). Na noite de domingo (20), o ministro dissera que se sentia à vontade para continuar no cargo. Tachou de “mentira” a acusação formulada contra ele pela Polícia Federal. Porém, viu-se compelido a considerar a hipótese de se afastar ao verificar que a tese ganhara corpo no grupo parlamentar que lhe dá suporte.

Simultaneamente à articulação iniciada para convencer o ministro a deixar o governo, decidiu-se que lideranças do PMDB farão a defesa pública de Rondeau. Caso se confirme, o pedido de afastamento será vendido ao público não como uma evidência de culpa do ministro, mas como um gesto de desprendimento, inspirado no desejo de evitar constrangimentos ao governo Lula.

O maranhense Silas Rondeau, formado em engenharia elétrica, foi guindado à Esplanada dos Ministérios por indicação do senador José Sarney (PMDB-AP). Passou a dirigir a pasta das Minas e Energia ainda no primeiro mandato de Lula, depois que a petista Dilma Rousseff foi transferida por Lula para a Casa Civil. Na reforma ministerial do segundo mandato, Rondeau foi mantido no cargo a pedido de Sarney. A indicação foi referendada pela bancada do PMDB no Senado.

Escrito por Josias de Souza

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Sair da versão mobile