quinta-feira, 07/11/2024
InícioCidadeZoonozes alerta sobre o risco de doenças transmitidas por animais sinantrópicos

Zoonozes alerta sobre o risco de doenças transmitidas por animais sinantrópicos

O Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande (CCZ), juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizou uma palestra para alertar funcionários, arrendatários e donos de empresas do aeroporto Marechal Cândido Rondon sobre o risco de doenças transmitidas por animais sinantrópicos.

“Esses animais são aqueles que vivem com o homem sem serem convidados e podem transmitir doenças”, explicou a diretora de Vigilância Ambiental de VG, Vilma Juscineide da Silva, citando como exemplos ratos, aranhas, pombos e mosquitos.

Segundo ela, os animais sinantrópicos diferem muito dos animais domésticos, que o homem cria e cuida com as finalidades de companhia, como cães, gatos, pássaros e peixes, ou para produção de alimentos ou transporte como galinha, boi e cavalo.

Nessa época de chuva, o acúmulo de água e o lixo deixado em locais impróprios ocasionam prejuízos para a saúde da população, em razão dessas condições serem propícias ao desenvolvimento do mosquito da dengue, por exemplo.

No caso do aeroporto, a preocupação é a região que cerca o local e os cuidados que são necessários para que o mesmo não se transforme em um criadouro. “Estamos desenvolvendo ações de educação em saúde em todo o município, portanto, aqui não poderia ser diferente, ainda mais com o grande fluxo de pessoas que passam por aqui todos os dias. Precisamos da ajuda da população”, afirmou Vilma.

A diretora disse ainda que no próximo dia 21.11, haverá uma mobilização de limpeza na cidade, objetivando conscientizar as pessoas de que se elas não cuidarem do seu próprio quintal, quem sai ganhando são os mosquitos, as baratas e os ratos, entre outros, os chamados animais sinantrópicos.

Para denúncias ou dúvidas sobre animais e doenças causadas por eles, basta ligar no Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande, por meio dos telefones 3688-3186 e 3688-3187. O CCZ funciona de segunda à sexta feira, das 08h às 17h30.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes