O deputado estadual e presidente do Diretório Municipal do PMDB de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, entrou com representação junto à Justiça – no município – contra o Governo Blairo Maggi por propaganda extemporânea nos meios de comunicação locais. Segundo o parlamentar, o governo e a administração municipal estariam sendo muito evidentes nas suas “deliberações de propagandas”.
“Ao invés de fazer propagandas apresentando suas realizações em todo Mato Grosso – com programas e projetos do estado, as publicidades do governo fazem referência específica à cidade. As informações deveriam citar obras do governo de maneira mais abrangente, mas no caso de Rondonópolis elas estão sendo trabalhadas de forma tendenciosas. Isso também se caracteriza abuso de poder econômico”, lamentou Zé do Pátio.
Segundo sua assessoria jurídica, ele encaminhou o procedimento judicial na condição de presidente do partido. A representação – encaminhada com pedido de liminar – tem como alvo as propagandas do Governo Blairo Maggi focalizadas em obras estaduais e federais realizadas em Rondonópolis e nos informes veiculados na cidade pela prefeitura local.
Zé do Pátio também está entrando com requerimento junto ao governo – neste caso, como parlamentar – para que ele informe quanto está sendo gasto atualmente com propagandas nos veículos de comunicação de Rondonópolis.
“Entendo e reconheço que o governo tem que fazer a propaganda, mas deve haver equilíbrio e um controle sobre essas ações para evitar formas abusivas – como as tendenciosas e direcionadas”, disse.
Ele explicou que é importante esse esclarecimento para se fazer uma comparação com a utilização do dinheiro público na cidade. “Dinheiro como esse daria para construir várias creches em Rondonópolis – setor onde há deficiência e é um dos maiores problemas locais. Com esse dinheiro, também daria para o governo realizar obras de pavimentação asfáltica e outros trabalhos de infra-estrutura em vários bairros da cidade”, comentou o deputado-presidente.
Ele também comparou os Governos Dante de Oliveira e Blairo Maggi, alertando que isso poderia servir para mostrar deficiências que se contraporiam às propagandas feitas no município. “Enquanto o Governo Dante conseguiu trazer a ferrovia até Alto Araguaia, que está a 200 quilômetros de Rondonópolis, o Governo Blairo – em dois mandatos – sequer fez um metro da referida ferrovia. E o Dante não era de Rondonópolis”, exclamou Pátio.
Também foi citada a construção, por Dante, da alça do anel viário e também do Ceprotec (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica), contra suposta falta de ação do atual governo nesses dois setores, o que poderia amenizar o problema considerado sério de qualificação profissional na cidade.
“Não bastasse isso, faltam obras de infra-estrutura básica em outros setores, como em nosso aeroporto. Enquanto o Governo Dante concluiu o Hospital Regional, o Governo Blairo sequer ampliou o número de leitos dele ou – mais ainda – sequer terminou as obras da Santa Casa. Hoje, falta UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e temos mais de mil pessoas na fila para fazer mamografia, endoscopia e ecocardiograma, entre outros. A saúde em Rondonópolis é muito crítica”, concluiu Zé do Pátio.
Até o início da tarde de hoje a representação ainda não tinha sido distribuída e o juiz não era conhecido. No caso de ser acatada a medida, a Justiça determina prazo de 48 horas para suspensão da veiculação das propagandas.