A edição da XIV Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira se mantém como um evento acadêmico-científico realizado paralelo ao Seminário Educação (SemiEdu). Trata-se de uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE). Em 2020 tem como pauta os debates sobre relações raciais e educação, Educação Escolar Quilombola, considerando os impactos da Pandemia da Covid-19 na vida das populações negras brasileiras e mato-grossenses. Tem como principal objetivo reunir intelectuais, pesquisadoras e pesquisadores, trabalhadoras e trabalhadores da educação, estudantes de pós-graduação e de graduação, militantes de movimentos sociais e dos movimentos sociais negros e a comunidade em geral de modo que se possam compartilhar conhecimentos e experiências educativas consonantes às determinações trazidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, particularmente no que se refere aos seus respectivos artigos 26A e 79B, que visem a desconstrução do racismo, do preconceito racial e da discriminação racial, bem como a eliminação das desigualdades raciais, em benefício do fortalecimento dos princípios democráticos, antirracistas e de justiça social na sociedade mato-grossense e brasileira.
PÚBLICO ALVO: Evento aberto a comunidade geral, pesquisadoras e pesquisadores, profissionais da educação, estudantes de pós-graduação e de graduação, militantes de movimentos sociais e do movimento social negro.
SOBRE O NEPRE: O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre), realizador da Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, foi fundado no ano 2001. Tem como objetivos principais: realizar ações pedagógicas de extensão, estudos e pesquisas sobre a dimensão racial do fenômeno educativo, paralelamente à disseminação dos conhecimentos sobre o tema; nuclear pesquisadores, estudantes e interessados no tema das Relações Raciais e Educação, no que se refere a negros e afrodescendentes; divulgar os conhecimentos sobre relações raciais e educação junto à população em geral e, em especial, aos profissionais da educação; promover eventos, tais como palestras, mesas-redondas, jornadas, encontros, seminários, etc. e produzir publicações sobre o tema.
COMENTÁRIO: “Pensar a educação das relações étnico-raciais e educação escolar
quilombola no contexto da pandemia da COVID-19 se constitui num grande desafio na
medida em que se permitirá ter uma amplitude das dimensões das intensificações das
relações étnico-raciais no contexto africano e brasileiro para pensarmos proposições e
ações nesse campo de atuação. Sendo assim, a participação de todas e de todos
comprometidas e comprometidos com uma educação antirracista e como uma sociedade
mais justa e democrática do ponto de vista dos marcadores raciais brasileiros, torna-se
extremamente significativa na construção de um mundo melhor”. Prof. Dr. Sérgio Pereira dos Santos ( Coordenador do NEPRE/PPGE-UFMT)
PROGRAMAÇÃO: A programação da XIV Jornada é composta por mesas-redonda; Rodas de Conversas com Relatos de Experiências de docentes convidados da rede básica de ensino; Mostras e intervenções artísticas africanas e afro-brasileiras.
CERTIFICAÇÃO: Receberão certificados de ouvintes (Carga horária: 20h.) os inscritos que participarem das atividades deste evento.
*IMPORTANTE: Excepcionalmente na edição 2020 não haverá submissão de trabalhos para Mostra de Experiências na Implementação da Lei nº 10.639/03 e da Educação Escolar Quilombola, considerando os desafios postos pela pandemia COVID19.