A covid-19 ainda é uma preocupação constante, afirmam especialistas
Embora pareça que a covid-19 tenha ficado para trás, deixando de ser um motivo de preocupação, isso está longe de ser verdade.
De acordo com a BBC, os cientistas estão preocupados com uma nova variante do vírus, chamada XEC, considerada “mais contagiosa”.
Essa variante espalhou-se rapidamente pela Europa e poderá tornar-se a nova cepa dominante.
A BBC informou que ela foi identificada pela primeira vez na Alemanha, no início de junho.
XEC vem da variante ômicron, um híbrido das subvariantes ômicron KS.1.1 e KP.3.3.
O analista de dados, Mike Honey, informou no X (antigo Twitter) que a doença está presente também na América do Norte e na Ásia.
Honey acrescentou que a variante XEC teve um crescimento particularmente acentuado na Alemanha e na Dinamarca.
Eric Topol, diretor do Scripps Research Translational Institute em La Jolla, Califórnia, fez um post sobre o assunto, em 15 de setembro: “Neste momento, a variante XEC parece ser a mais propensa a se fortalecer”.
Topol disse ao LA Times que a XEC provavelmente levará alguns meses para se tornar a cepa dominante.
Os sintomas da XEC são quase idênticos aos das variantes anteriores, incluindo dor de garganta, cansaço, tosse, dores no corpo, febre, perda do olfato e falta de apetite.
As vacinas contra a covid-19 foram atualizadas para incluir novas variantes. Os especialistas acreditam que, por ser uma subvariante da linhagem ômicron, a XEC deve ser coberta pelas vacinas, ajudando a prevenir doenças graves e internações hospitalares.
Fonte: MSN