O prefeito Wilson Santos e a vice-prefeita da Capital, Jacy Proença abriram na manhã desta segunda-feira (07), a semana de comemoração do Dia das Mães, que neste ano cairá no dia 13, mesma data em que se comemora a assinatura da Lei Áurea, que libertou os escravos brasileiros, em 1888. A programação está voltada para a mulher negra e a questão racial.
A programação teve início com um culto evangélico, às 7h30, no saguão do Palácio Alencastro, dirigido pelo pastor Isaias Pereira, da Igreja Batista da Paz. No culto o pastor Isaias exaltou o trabalho da mulher, o amor de mãe e criticou as desigualdades sociais que ainda existem na sociedade brasileira.
Acompanhado da primeira-dama, Adriana Bussiki Santos, o prefeito Wilson Santos destacou ações de sua administração no sentido de valorizar e abrir mais espaço para as mulheres e combater as desigualdades raciais. Citou a criação do Conselho de Promoção de Igualdade Racial e do Conselho do Direito da Mulher. Wilson Santos demonstrou preocupação com os elevados índices de violência doméstica e disse serem necessárias ações para acabar com fatos dessa natureza.
“Todos os dias, todas as horas, mulheres são espancadas. Isso é vergonhoso”, disse o prefeito.A Prefeitura de Cuiabá ampliará suas ações nessa área. Para isso construirá um Centro de Referência de Apoio à Mulher Vítima de Violência. Segundo a vice-prefeita de Cuiabá, professora Jacy Proença o centro é uma iniciativa pioneira e será construído com recursos do governo federal, através da Secretaria Especial de Política para Mulheres.
Jacy Proença lembrou que o prefeito Wilson Santos é responsável por profundas mudanças na forma como o poder público municipal trabalha com as mulheres e com a questão do negro. “O prefeito mudou um quadro de injustiças que sempre existiu, criando uma política de valorização e que combate de frente as desigualdades”, disse a vice-prefeita.
As mães funcionárias da Prefeitura de Cuiabá foram homenageadas simbolicamente na solenidade. Dona Abegail Gonçalves, que milita no movimento negro, e a poetisa Bia Correa receberam flores, juntamente com a senhora Suely Proença, mãe da vice-prefeita. A programação prossegue na sexta-feira (11), quando haverá uma feira de artesanato na Praça Alencastro. Serão expostas peças produzidas por mães cuiabanas que terão inclusive a oportunidade de comercializar seus trabalhos. A exposição começará às 8 horas, prosseguindo até às 17 horas. Durante todo o dia haverão manifestações culturais para a população que passar pelo centro da cidade.
Acontecerá também um seminário sobre a saúde da população negra e o lançamento do Cuiabá Afro, um concurso de beleza e conhecimento entre alunos das escolas de Cuiabá. Será lançado também mais um concurso de redação sobre a questão racial. As inscrições serão aceitas de 1 a 30 de agosto e a premiação acontecerá no dia 20 de novembro, dia de Zumbi de Palmares. Outra exposição programada é de peças produzidas pelo escultor Borges, policial militar que trabalha com temas ligados a cultura negra.
Waldemir Felix-PMC