O deputado federal Wellington Fagundes (PR), cobrou da sociedade organizada e das autoridades do município um movimento em “Pró Várzea Grande”. O parlamentar, que fez o anúncio do convênio entre Ministério dos Transportes e a prefeitura para a revitalização da Avenida Júlio Campos, afirmou que Cuiabá, capital do Estado, sufoca a “Cidade Industrial” quanto o assunto é liberação de recursos oriundos de Brasília.
“Muitas vezes há uma confusão na liberação de verba lá em Brasília. Quando sai algum dinheiro para Cuiabá, o pessoal crê que Várzea Grande será também contemplada. O que não é verdade”, disse Fagundes, ressaltando que é preciso maior envolvimento de toda a sociedade várzea-grandense para o município ter voz e vez em Brasília.
Segundo o parlamentar republicano, há um projeto de lei na Câmara Federal de sua autoria exigindo que os comandantes de aviões de carreira anunciem na chegada dos vôos a cidade de Várzea Grande e não Cuiabá como há muito tempo já vem ocorrendo.
“Não sou contra falar o nome de Cuiabá. Mas é injusto ignorar a cidade de Várzea Grande. Primeiro, fale o nome do município onde está localizado o aeroporto internacional e em seguida pode citar Cuiabá como referência”, ressaltou, se colocando à disposição do prefeito Murilo Domingos para os pleitos na capital Federal.
Wellington Fagundes disse que o convênio anunciado nesta segunda-feira, será em torno e R$ 40 milhões para a revitalização da Avenida Júlio Campos até ao Trevo do Lagarto, estendendo também a construção da obra da multivia, que liga Várzea Grande até o município de Jangada. A duplicação da BR 163 será de 5 km – até o Rio Pari – num total de 68 km entre as duas cidades. A perspectiva é de uma grande geração de empregos direto e indireto para os várzea-grandenses.
Agradecimento – Já o prefeito Murilo Domingos agradeceu o empenho do deputado Wellington Fagundes, em ter viabilizado as duas obras que o município está envolvido. Para Domingos, a revitalização da Júlio Campos será importante para a cidade, pois mudará o perfil em relação às Avenidas no Estado. Ao todo, são 11 km, 5,5 km de cada lado, onde vão receber nova recapagem de asfalto, jardinagem, drenagem, arborização e calçamento.
O prefeito aproveitou para reivindicar junto a Wellington Fagundes emendas para também iluminar toda a extensão da Avenida. “A obra não pode ficar destoada. A Júlio Campos terá que ganhar também uma iluminação nova, moderna, conforme toda a obra de revitalização” , argumentou o prefeito.
O vereador Charles Caetano (PPS), líder do prefeito na Câmara Municipal, foi mais além. Sugeriu também a construção de um Portal de Entrada e Saída no Trevo do Lagarto para as regiões Oeste e Norte do Estado, fazendo parte das duas obras.
O superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Rui Barbosa Egual, enfatizou que Várzea Grande será contemplada com várias ações do governo Federal na recuperação da malha viária em todo o Brasil. Uma delas será a duplicação da rodovia dos Imigrantes entre outras obras que vão facilitar o escoamento de toda a safra de grãos de Mato Grosso.
O secretário municipal de Viação e Obras, Fernando Sé, garantiu que a revitalização da Júlio Campos, que inicia no Posto Trevinho até ao Trevo do Lagarto, dará mais trafegabilidade ao trânsito com a construção de três pistas, além de moderno. Ele afirmou que as obras vão iniciar dentro de 20 dias, após toda a conclusão do trabalho burocrático.
No encontro desta segunda-feira, além do deputado federal Wellington Fagundes (PR) e do superintendente do Dnit Rui Barbosa Egual, estiveram presentes na reunião desta tarde, os vereadores Antônio Cardoso, Wanderlei Cerqueira, o presidente da Câmara Municipal Edil Moreira, Charles Caetano, líder do prefeito na Casa, todo o staff de secretários, líderes comunitários e empresários.