O presidente do Fórum Pró-ferrovia em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), convidou a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) para fazer parte do movimento, que reivindica a chegada dos trilhos da ferrovia Senador Vuolo a Capital. Na oportunidade, Vuolo apresentou um relato sobre os trabalhos já desenvolvidos pelo Fórum, os próximos passos, além de mostrar os benefícios gerados por uma ferrovia. “Queremos o apoio e o envolvimento dos produtores de soja no processo. Eles também estão interessados na ferrovia, pois serão favorecidos na questão de logística”, destacou Vuolo.
Após o término da apresentação, os diretores da Aprosoja mostraram-se animados com o movimento, debateram sobre o tema e chegaram ao consenso que a principal saída para o problema de logística de Mato Grosso é a construção de ferrovias. Eles adiantaram que integrarão ao Fórum, porém deixaram em aberto como será essa participação. “A Aprosoja será parceira do movimento. Vamos estudar qual será a melhor forma para que a entidade participe da luta pela chegada da ferrovia até Cuiabá”, afirmou o presidente da Aprosoja, Rui Prado.
Os produtores questionaram o preço do frete ferroviário praticado nas cidades de Alto Araguaia e Alto Taquari, onde os trilhos estão estacionados. Os produtores informaram que o preço do frete ferroviário está saindo pelo mesmo valor do frete rodoviário, fato que eles reivindicam que seja 60% inferior ao rodoviário. “Infelizmente para retirar a produção de Mato Grosso via transporte ferroviário, ainda não é o meio mais atrativo, devido ao preço no Estado, que está acima do praticado nacionalmente”, ressaltou Rui Prado.
Nos projetos do Fórum Pró-ferrovia em Cuiabá, para solucionar essa problemática, existe a proposta da criação de um agente regulador do preço dos fretes ferroviários. “No caso da Ferrovia Senador Vuolo existe uma concessão de 90 anos para a América Latina Logística (ALL) explorar os trilhos, mas com a criação dessa agência reguladora o Governo Federal poderá controlar os preços do frete, estipulando um índice pautado no frete rodoviário”, disse Vuolo.
Francisco Vuolo declarou que a chegada dos trilhos até Cuiabá, significa o cumprimento da Lei 6.346/76, que posteriormente, deverá ter sua extensão ampliada para as regiões Noroeste e Nortão do Estado. “Estamos criando o programa de aceleração de crescimento do trecho ferroviário Cuiabá – Rondonópolis, mas isso não pára aí, pois o projeto prevê que os trilhos cortem o Estado em duas tangentes”, ressaltou o vereador.
A próxima reunião do Fórum Pró-ferrovia em Cuiabá, que é formado por várias entidades do setor organizado, acontecerá no início do mês de maio, provavelmente na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). “Estaremos contando com a participação da Aprosoja nessa reunião ampliada. Espero que possamos definir como a associação poderá contribuir com o movimento”, acredita Vuolo.