A jovem J. S., de 21 anos, espancada durante uma tentativa de estupro na noite de sábado em Chapada dos Guimarães (65 quilômetros da Capital), precisou ser internada na UTI. Ela não corre mais risco de morte, mas seu estado inspira cuidados. As poucas palavras que conseguiu falar com a família, ainda no sábado, dão conta de que foi atacada por dois homens ainda na rodovia entre Chapada e Campo Verde, que tentaram estuprá-la.
A vítima disse ainda que os dois agressores estavam a pé e que ela não os conhecia. A garota está internada na UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá (PSC), mas ainda não tem condições de falar com os policiais.
Segundo o delegado João Bosco de Barros, da Delegacia Municipal de Chapada dos Guimarães, as informações até agora são poucas, pois somente familiares tentaram explicar o que ocorreu. “A garota não falou nada. Somente quando ela tiver condições é que ela mesma poderá explicar se houve mesmo tentativa de estupro e teria reagido e, com isso, os maníacos a espancaram”, frisou.
O delegado acrescentou que ainda no domingo enviou alguns policiais ao PSC, mas a vítima não tinha condições de falar. Ontem, os policiais retornaram ao Pronto-Socorro, mas também não foi possível conversar com a garota.
Familiares relataram que no sábado à tarde a garota foi de carro com a mãe e o irmão até ao Mirante, um dos principais pontos turísticos de Chapada, a oito quilômetros do Centro. Em dado momento, a garota, que tinha levado a bicicleta, resolveu voltar pedalando.
“Ela (a garota) pediu para que os dois voltassem e a aguardassem na cidade, mas, depois de duas horas de espera, ficaram preocupados e retornaram ao Mirante, mas não a encontraram”, explicou o delegado.
Luis Borges, amigo da família, disse que a mãe e o irmão, antes de acionar a polícia, ligaram para o hospital do município para saber se a menina havia dado entrada lá. “A mãe dela pensou que pudesse ter acontecido algum acidente e que talvez a filha estivesse no hospital”, disse Borges. Como não havia nenhum registro no nome da jovem, a família foi até a delegacia de Chapada dos Guimarães. “Mas tiverem que esperar cerca de meia hora, porque o local estava fechado”, contou o amigo. Depois que a delegacia reabriu, a Polícia Civil começou a busca, junto com a Polícia Militar, pela vítima.
Por volta das 22h, a bicicleta foi localizada a cerca de 20 metros do acostamento, próximo a uma mata, perto do Mirante. Após muita procura, os policiais localizaram a jovem numa espécie de ribanceira, próxima a um barranco. Ela estava seminua e inconsciente, além de apresentar ferimentos na cabeça, no rosto e pescoço. Familiares acreditam que ela tenha se arrastado do mato até a rodovia, mas caiu numa vala. Em estado grave, ela foi levada ao hospital da cidade e, de imediato, transferida para o PSC.
Ontem à tarde, a assessoria de imprensa do PSC informou que ela estava consciente e o seu estado de saúde é considerado estável. A assessoria acrescentou que a jovem já estava conversando, porém “meio confusa”, sem se lembrar de muita coisa em consequência dos medicamentos prescritos. A jovem nasceu em Chapada dos Guimarães, mas morou também em São Paulo. Voltou a Mato Grosso há mais ou menos dois anos, depois que o pai morreu.
DiariodeCuiabá