quinta-feira, 21/11/2024
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Visita dos parlamentares à China Chega ao Fim

Os chineses podem ser parceiros do governo brasileiro na construção da ferrovia Transcontinental, que vai ligar o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País aos portos do Peru.

Melhor ainda: a ferrovia poderá ser concluída em
apenas dois anos. Este foi um dos assuntos tratados durante a visita de uma comitiva de parlamentares à China, que terminou na quinta-feira passada.

Entre os parlamentares, o deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT).

A comitiva também conheceu a tecnologia utilizada pelos chineses no Trem de
Alta Velocidade (TAV), que poderá ser adotado por cidades brasileiras como alternativa para o transporte coletivo.

A construção da ferrovia Transcontinental vem sendo discutida no Congresso Nacional por iniciativa do deputado federal Wellington Fagundes. O projeto está na Comissão de Viação e Transportes da Câmara. O relator e presidente
da Comissão, deputado Jaime Martins (PL/MG), deu parecer favorável para a inclusão da Transcontinental no Plano Ferroviário Nacional.

Martins também fez parte da comitiva que visitou a China, além da deputada federal Marina
Raupp (PMDB/RO) e do senador Valdir Raupp (PMDB/RO). Com a inclusão no Plano
Ferroviário Nacional, a Transcontinental será beneficiada com recursos do PAC, como garante a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

Segundo Wellington Fagundes, a ferrovia será uma importante alternativa para a ligação de várias regiões do Brasil com os portos do Pacífico, reduzindo o custo do frete e imprimindo mais competitividade aos nossos produtos.

Ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, a ferrovia terá uma distância aproximada de 4 mil km, o que exige muita tecnologia para a sua implantação.
Por isso, ganhou atenção especial durante a visita da comitiva de parlamentares brasileiros à China. Os chineses têm grande experiência na
construção de ferrovias de longa distância, incluindo terrenos irregulares e com grandes diferenças de clima, solo e altitude. Segundo o deputado federal Wellington, o interesse dos chineses foi tão grande que chegaram a fazer um
desafio à delegação, afirmando que teriam condições de construir a ferrovia
em apenas dois anos.

Durante a visita, Wellington também apresentou aos chineses a possibilidade da construção de um ramal ferroviário ligando Rondonópolis-Cuiabá-Sorriso, interligando as ferrovias Vicente Vuolo e a Transcontinental, que incluirá o
município de Sorriso em seu trajeto em direção ao Peru.

Também fez parte da pauta de discussões a implantação do trem de passageiros
no trecho Cuiabá-Rondonópolis-São Paulo, cujos trilhos correriam paralelos ao antigo trajeto da BR-163, passando por Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Mimoso, Fátima de São Lourenço, até Rondonópolis. O antigo
trajeto da BR-163 voltou a ser federalizado mediante aprovação de projeto de
Lei de autoria do deputado Wellington. As duas alternativas de transporte (ferroviário e rodoviário) poderão incrementar o turismo e a economia dessa região do pantanal mato-grossense, além de desafogar o tráfego de veículos entre a Capital e o Sul do Estado.

Wellington ressalta a importância da participação do diretor da Agência
Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, do diretor do BNDES, Henrique Amarante da Costa Pinto, na comitiva que visitou a China.

Segundo ele, a ANTT tem a atribuição de gerenciar a implantação de ferrovias
e rodovias, enquanto o BNDES poderá contribuir com os recursos financeiros, como vem fazendo na construção da Ferrovia Vicente Vuolo (que liga Mato Grosso a São Paulo). Outro parceiro importante pode ser a Valec Engenharia,
Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. O presidente José Francisco das Neves já mostrou interesse, durante audiência solicitada pelo deputado federal e pelo vereador da
Capital, Francisco Vuolo, principalmente no trecho Rondonópolis-Cuiabá da ferrovia Vicente Vuolo.

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, membro da comitiva, ficou otimista com os resultados da viagem e ressaltou o interesse do governo chinês em implementar políticas de cooperação com o Brasil no sentido de desenvolver a malha ferroviária do País. “Hoje, o Brasil possui um sistema ferroviário muito pobre em relação
ao que o País necessita, principalmente na região Centro-Oeste, hoje pólo
dinâmico da economia brasileira. A Transcontinental promete melhorar a
logística de transporte no País, já que irá desafogar o tráfego de caminhões
nas estradas brasileiras. Além de possibilitar uma maior integração entre os
estados brasileiros, a ferrovia também vai chegar ao Peru”, disse.

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Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
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