A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, e a juíza da Vara Especializada da Infância e Juventude, Gleide Bispo, definiram em reunião os últimos detalhes para a finalização da nova ala pediátrica do atual Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).
A juíza apresentou à primeira-dama os projetos de comunicação visual e todo o trabalho de ambientação e humanização do espaço. Virginia, que é a madrinha da ala pediátrica do HPSMC, vem acompanhando toda a obra e realizou duas grandes ações em prol das crianças que serão atendidas neste novo setor do Pronto Socorro: a primeira foi a arrecadação de brinquedos educativos para a brinquedoteca da ala infantil e a segunda foi um bazar beneficente, cuja renda também foi direcionada para equipar o local.
“A primeira dama tem sido uma parceira fundamental e gosta de cuidar dos detalhes do projeto. Ela nos solicitou que os quartos das crianças e os demais espaços de convivência tenham painéis decorativos, com temas alegres e lúdicos, tornando o hospital um ambiente acolhedor para as crianças e os acompanhantes”, ressaltou a juíza Gleide Bispo.
A arquiteta Márcia Miranda é quem está encarregada de criar os painéis e desenvolveu todo o projeto de humanização com o tema de aves e árvores da fauna e flora mato-grossenses.
“Sou mãe de três filhos e sei que ver uma criança doente ou internada são coisas que cortam o coração de qualquer pai ou mãe, por isso estou me empenhando para que as crianças que serão atendidas nesse espaço futuramente tenham todo carinho, conforto e o melhor atendimento possível. Acredito que a humanização hospitalar por meio de projetos lúdico-educativos auxilia na recuperação das crianças”, destacou Virginia Mendes.
As futuras instalações da nova ala pediátrica funcionarão no 3º andar do atual Pronto Socorro e terá um total de 40 leitos, 10 deles destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e desses, dois ao isolamento. No setor de semi UTI serão cinco leitos, e na enfermaria, 25, sendo cinco, destinados ao isolamento. A nova ala terá ainda brinquedoteca, um espaço voltado para atividades culturais e um lactário, para crianças de zero a 4 anos. A juíza destacou ainda que está viabilizando a possibilidade de manter uma sala de aula para aquelas crianças que precisarem permanecer um tempo a mais na unidade.