Com espetáculos de dança, envolvendo renomados artistas e convidados de companhias da dança brasileiras, a Companhia das Artes e Associados (Cidarta) realiza mais uma edição da Mostra de Dança de Mato Grosso. As apresentações acontecem hoje dia 06 e amanhã dia 07, às 20h, e nos dias 08 e 09, às 17h, com entrada gratuita.
A Mostra possibilita o intercâmbio e a reunião de diferentes culturas, valorizando a identidade existente. O evento visa agregar o dinamismo da juventude ativa, promover a reciclagem e o amadurecimento da arte fazendo com que o Estado seja responsável e impulsione novos movimentos das artes no Centro-Oeste brasileiro. Segundo Kelson Panosso, diretor da mostra, ainiciativa colabora com a formação de novos projetos que envolvam a arte na região. “Por seu caráter cultural e artístico esta Mostra traz perspectivas aos profissionais, estudantes e admiradores da área e visa despertar nas autoridades e no público o interesse em dar a este evento um caráter contínuo”, explica.
Apresentam-se na VII Mostra de Dança de Mato Grosso o Balé do Estado de Goiás (Goiânia); o artista e mentor da Royal Academy of Dancing of London, Luiz Carlos Nogueira ARAD (SP); o bailarino Cícero Gomes do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ); a bailarina da Rede Globo de Televisão do Rio de Janeiro, Liana Vasconcelos (RJ); o Amazing Break – John Lenon da Sila de São Paulo (SP); alem de dançarinos e artistas convidados de Cuiabá (MT) e Várzea Grande (MT), nas modalidades de ballet clássico, jazz, dança de rua e outras.
Nesta edição, a mostra ressalta a exuberância da dança oriental de Mato Grosso, uma modalidade que tem se destacado nos palcos da Mostra, desde sua primeira edição. No dia 09 de dezembro, às 17h, as cortinas do teatro se abrem para receber o espetáculo completo da obra mundialmente conhecida "A Tenda Vermelha", de Anita Diamant. Anita buscou nas histórias das mulheres pré-árabes, a reflexão de uma época, e reescreveu a história dessas mulheres de uma maneira fictícia, mas com uma riqueza de detalhes fiel a época. São mostradas a saga das antigas sábias, das bérberes, das nômades, e a transição de costumes e crenças, das antigas tradições matriarcais com a chegada e a dominação do partriarcalismo.
A Mostra de Dança de Mato Grosso através dos membros da CIDARTA tem recebidos moções, medalhas e demais títulos no estado. O evento conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, e das empresas Canopus. O apoio cultural é da empresa City Lar, de Mato Grosso. A entrada da VII Mostra de Dança de Mato Grosso é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do CTC, das 14h até o início das apresentações.
Serviço
VII Mostra de Dança de Mato Grosso
Dias: 06 e 07 de dezembro, às 20h, 08 e 09 de dezembro, às 17h
Entrada gratuita. Retirada de ingressos na bilheteria do CTC, das 14h até o início das apresentações.