quinta-feira, 21/11/2024
InícioSaúdeVigilância em Saúde de Cuiabá realiza monitoramento de viajantes de procedência internacional

Vigilância em Saúde de Cuiabá realiza monitoramento de viajantes de procedência internacional

Apenas neste ano, mais de 250 pessoas já foram monitoradas

Os viajantes que chegam em Cuiabá vindos do exterior e que não se vacinaram contra a Covid-19 estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS. Esse monitoramento é realizado em cumprimento da Portaria Interministerial n° 666, publicada no Diário Oficial da União de 21/01/2022, Edição 15, Seção 1, Página 2.

De acordo com a gestora do CIEVS, Moema Blatt, o objetivo deste monitoramento é evitar a disseminação do Novo Coronavírus (SARS CoV-2), principalmente, quanto a uma nova variante viral, advinda do exterior, bem como, a disseminação por transmissão comunitária. “Entre maio e dezembro de 2021 foram concluídos 33 monitoramentos. Neste ano, até a data de 28 de março, o monitoramento de viajantes de Cuiabá tem obtido pleno êxito, com o registro de 271 pessoas monitoradas e devidamente orientadas. Desse modo, o CIEVS Cuiabá tem colaborado significativamente para mitigar a doença, trabalhando 24h por dia, 7 dias da semana”, revela Moema.

Ela explica que o monitoramento ativo acontece por 14 dias a partir do dia do desembarque em Cuiabá. “A cada 48 horas a equipe do CIEVS entra em contato por e-mail, WhatsApp e/ou ligação de voz, no qual são questionados a presença de sinais e sintomas iniciais da Covid-19. E ao mesmo tempo os viajantes recebem as orientações quanto aos procedimentos a serem observados. O monitoramento pode ser descontinuado, a partir do quinto dia após o desembarque, caso o viajante realize exame RT-PCR ou antígeno, enviando ao CIEVS um laudo com resultado negativo ou não reagente, e que esteja assintomático nesse período”, diz.

Moema enfatiza que, apesar de alguns obstáculos relacionados às dúvidas dos monitorados, especialmente quanto à credibilidade do serviço por medo de crimes cibernéticos, os monitoramentos têm transcorrido com pleno sucesso e frequentemente recebe elogios pela atuação do Sistema Único de Saúde – SUS/Cuiabá.

As informações sobre a composição da Equipe CIEVS, que realiza as abordagens do monitoramento, e os meios de contato podem ser acessadas no site da Prefeitura Municipal de Cuiabá pelo link  http://www.saude.cuiaba.mt.gov.br/setor/index/4

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes