“Crise Ecológica e Cinema”. Esta é a temática do videoforum que será realizado, com entrada franca, pelo Centro Burnier Fé e Justiça (CBFJ), dias 9, 10 e 11 de novembro, das 19h às 22 horas, no Auditório do Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa (Sedac), em Várzea Grande. Serão exibidos três filmes que discutem urgentes questões ambientais. Em seguida, haverá
debate sobre ao assunto, orientado por especialistas.
O vídeo fórum acontece em continuidade à reflexão do “tempo da criação” convocado pelo Conselho Mundial das Igrejas e da campanha mundial de discussão de soluções climáticas: 10.10.10 (reduzir em dez por cento as emissões de gás carbônico em 2010), do Ano Internacional da Diversidade Biológica (2010) e em preparação para a CF 2011, que terá como tema:
Fraternidade e vida no planeta, e lema: A criação geme em dores de parto.
O CBFJ espera repetir o sucesso do videoforum sobre as religiões do mundo, que nas quintas-feiras de 6 de maio a 8 de julho deste ano atraiu um público fiel e interessado.
A exemplo do outro, esse videoforum também será realizado em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos (IHU) e agora também o Sedac. O certificado será emitido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS.
Inscrições a partir do dia 19 de outubro, próxima terça-feira, no Centro Burnier Fé e Justiça (3023-2959) e na secretaria do Sedac (3685-0897), além de on line (www.centroburnier.com.br).
Veja quais são os filmes escolhidos para sensibilizar o público.
*“O mundo é a nossa Casa”.* **
Direção: Yann Arthus-Bertrand, França, 2009, 93min.
O filme é constituído por belas paisagens aéreas do mundo inteiro e pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária.**
*The Age of Stupid (A Era da Estupidez).* **
Direção: Franny Armstrong, EUA, 2009, 100min.
O filme chama a atenção para a necessidade de governantes e cidadãos de todo
o mundo agirem contra o aquecimento global.**
*Mudanças do clima, mudanças de vidas.*
Direção: Todd Soutghte – greenpeace, Brasil, 2006, 51min
Filme revela, com depoimentos de pessoas das comunidades afetadas e análises
de cientistas, como o aquecimento global já provoca vítimas, doenças e
prejuízos econômicos em todo o Brasil.
*Keka Werneck*