O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, representando o governador Blairo Maggi reafirmou na manhã desta terça-feira (09.01), durante a cerimônia que marcou o aniversário de três anos de criação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec), que o Governo do Estado dará prioridade máxima à área da Educação. Silval parabenizou o presidente do órgão, Luiz Fernando Caldart, e sua equipe de trabalho, pelos avanços alcançados e manifestou a intenção do Governo de fortalecer ainda mais o Ceprotec para que ele continue oferecendo, sobretudo aos jovens, formação profissional para o trabalho.
A cerimônia foi aberta com uma apresentação musical trio “Pinheiro”, formado pelos filhos do Auditor Geral do Estado, Sírio Pinheiro, também presente no evento. Em seguida, o frei Reginaldo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e o pastor Beto da 1ª. Igreja Batista de Cuiabá celebraram o culto ecumênico e abençoaram os presentes. Em sua fala, a funcionária Gislaine Marques da Silva representou os servidores do órgão destacando o trabalho de todos.
O presidente do Ceprotec salientou que a fundação do Ceprotec faz parte da história de Mato Grosso. “Sua criação foi um ato de cidadania, foi um exercício de cidadania porque ele tem ajudado a melhorar a vida de muitas pessoas”, ressaltou Luiz Fernando Caldart. Ele acrescentou ainda que o Governo tem dado todo apoio ao órgão, principalmente na sua infra-estrutura, que no início era bastante precária. “Nós não tínhamos nem sede quando o Ceprotec foi criado”, observou o presidente. De acordo com ele, hoje a estrutura é melhor, o que possibilita a qualificação e capacitação dos próprios servidores.
O órgão foi criado com a promulgação da Lei Complementar n° 153 de 09 de janeiro de 2004 que transformou os antigos Centros Públicos de Formação Profissional Cenfors em Unidades de Ensino Descentralizadas do Ceprotec. Atualmente são seis unidades em funcionamento: Alta Floresta, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Diamantino e Tangará da Serra que foi inaugurada em dezembro último. Outras três unidades estão em construção nas cidades de Confresa, Pontes e Lacerda e Matupá.
O Ceprotec é vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e tem recursos assegurados constitucionalmente por intermédio do Fundo Estadual de Educação Profissional (FEEP). Desde junho de 2004 deu-se o início às ofertas dos cursos técnicos de Nível Médio em Patologia Clínica, Enfermagem, Informática, Segurança no Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Social, Secagem e Armazenagem de Grãos e Sementes, Construção Civil e Vendas.
Os cursos técnicos são ofertados com base nas demandas detectadas em cada região, sendo autorizados pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso CEE/MT. Em 2005 o número de alunos atendidos foi de 7.916. Hoje, ao completar três anos de implantação, o Ceprotec já atendeu quase 20 mil alunos em 52 municípios do Estado. Com duas unidades novas (Diamantino e Tangará da Serra), a Instituição ofertará novos cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (FICT) e novos cursos técnicos de Nível Médio, contribuindo, desta maneira, com o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado.