Várzea Grande participa da Literamérica 2006 – Feira Sul-Americana do Livro de Mato Grosso. Em seu estande, a única livraria da cidade coloca à disposição do público dezenas de títulos de diversas categorias. O destaque fica para o livro “contos e causos
várzea-grandenses”, do historiador Ubaldo Monteiro, escrito há mais de 20 anos.
A livraria disponibilizou também vários títulos infantis como forma de incentivar à leitura. No mesmo estande, a Assessoria de Cultura reservou às crianças, um espaço para leitura.
A assessora de Cultura de Várzea Grande Sônia Mazetto lembra que a cidade possui muitos materiais, mas todos na informalidade. Explica que existem várias pesquisas em diversas áreas, mas que ainda não se transformaram em livro. “Temos recentemente uma pesquisa realizada nos bairros Bonsucesso e Praia Grande abordando os hábitos e costumes. A pesquisa foi realizada por uma universidade particular e que prometeu transformá-la em livro”, exemplifica.
A Literamérica começou no sábado (16.09) e termina no domingo (24.09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. É a segunda edição e já é considerada um dos maiores eventos do Estado. Ano passado 65 mil pessoas estiveram no local. Já este ano a expectativa é de receber 250 mil visitantes, já que os dias de feira aumentaram de cinco para nove.
A Literamérica pretende fomentar a leitura, com a democratização do acesso ao livro, apoiar a produção literária e incentivar não só o intercâmbio cultural, mas também sócioeconômico. Mas a Literamérica não é só uma feira voltada aos apaixonados por uma boa leitura. Ela também oferece um espaço para estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada e para universitários. A estimativa é de que pelo menos 10 mil alunos visitem a feira por dia, além dos universitários.
A feira é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a cadeia produtiva da cultura, representada por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais, municipais e coordenada pela Associação dos Amigos do Livro Mato-grossense (AlimenTo).