A Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria de Promoção Social, em parceria com a Base de Policia Comunitária do Cristo Rei vem desenvolvendo um trabalho de formação de multiplicadores de combate a pedofilia e crimes
virtuais.
O curso é referência no Estado, pois é o único que esta capacitando e alertando professores, pais e alunos.
As palestras são ministrada todas as tardes apos as 17 horas com duração de duas horas. Os professores conhecem os beneficios e perigos da Internet, principalmente quando se refere a sites de relacionamento, chats e de mensagens eletrônicas.
Inicialmente, a formação é realizada através de palestras para professores da rede municipal de ensino da região do Cristo Rei. Os professores repassam as informações aos pais e alunos e assim vamos multiplicado quem sabe um dia
podemos erradicar esse crime bárbaro que hoje ronda nossas crianças e jovens”, explica o servidor da Prefeitura Danillo Moraes, um dos
idealizadores do curso.
A qualidade das informações chegou a ultrapassar os limites do município. Danillo foi convidado para levar o curso até Campo Novo dos Parecis.
Segundo ele, a pedofilia não nasce na rua, basta apenas um computador conectado a uma rede de internet para que o pedófilo faça suas vítimas.
Danillo lembra que muitos professores são usuários da internet e nas escolas existem laboratórios de informática. Por isso, a necessidade de redobrar a atenção.
O curso está sendo aplicado há seis meses e termina final do ano, o curso pretende atender cerca de 400 educadores e profissionais da área de educação. Até agora, 178 professores foram capacitados já são considerados multiplicadores. O projeto pretende atender professores de todas as escolas de várzea grande até o primeiro semestre do próximo ano.
A próxima etapa é oferecer cursos específicos para técnicos de laboratório de Escola, preparando-os para monitorar qualquer tipo de crime virtual que possa ocorrer dentro de uma repartição publica.