A Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Memória, recebeu em visita vereadores do município de Guarantã do Norte e funcionários da Câmara Municipal de Rondonópolis que têm interesse em conhecer as técnicas de arquivamento usadas pelo Poder Legislativo. O acervo de documentos do Instituto de Memória foi apresentado para os visitantes, que pretendem voltar para aprender a técnica.
A secretária de imprensa da Câmara de Rondonópolis, Eulália Oliveira, informou que o novo presidente do Poder Legislativo do município, vereador Ananias Filho, pretende realizar várias mudanças, entre elas, a instalação do Instituto de Memória. “É importante esse intercâmbio com a Assembleia Legislativa, pois vai nos oferecer parâmetros para desenvolvermos o nosso trabalho”, explicou Eulália.
O Instituto de Memória da Assembleia se comprometeu a organizar cursos direcionados aos servidores da Câmara de Rondonópolis para que conheçam em detalhes os trabalhos de montagem de acervos. “Esperamos iniciar o curso até fevereiro”, informou a superintendente do Instituto de Memória, Ísis Catarina Brandão.
Visando melhorar os trabalhos na Câmara Municipal de Guarantã do Norte, o presidente do Legislativo, vereador Marcelo Castro Souza também pretende instalar o Instituto de Memória para resgatar a história.
Ísis lembrou da importância do trabalho de registro e instalação de acervo, afirmando que assim como o legislativo estadual faz, é necessário que as Câmaras também o façam. “Os vereadores deixaram a Assembléia confiantes de que conseguirão montar seus acervos”. Ela lembrou que a Assembléia dará todo apoio com a estrutura e cursos para as Câmaras interessadas.
Participaram ainda da visitação o vereador de Guarantã do Norte, Adão Souza Oliveira e a secretária de administração da Câmara de Rondonópolis, Eliete Cristina Duran.
JOSÉ LUIZ LARANJA