10 de Setembro será a data de prevenir e…
A Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou o projeto de lei 184/2023 que dispõe sobre a instituição da “Caminhada pela Vida”. A proposta é de autoria da vereadora Rosemary Souza Prado – Rosy Prado (UB).
Conforme a parlamentar, a Caminhada pela Vida poderá ser realizada anualmente no dia 10 de setembro com o propósito de prevenir e combater o suicídio. “Infelizmente, assistimos, na imprensa, a várias tentativas de suicídio não só em Várzea Grande, mas em todo país. Devemos cada vez mais realizar políticas públicas para prevenir esse mal que tanto assola a nossa sociedade”, relata Prado.
Na proposta, também cita que, durante o trajeto, deverão ser divulgadas faixas e cartazes com o número do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Para entrar em vigor, a proposta precisa ser sancionada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB). “Segundo dados da OMS de 2022, anualmente 700 mil pessoas cometem suicídio e a própria Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP- MT) declarou que em 2021 houve um aumento de 18% dos casos de suicídio em Mato Grosso. O suicídio é sem dúvidas um mal que precisa ser combatido”, finaliza a vereadora.