O vereador Lúdio Cabral (PT) propôs durante sessão na Câmara que o poder executivo municipal crie uma empresa pública de transporte coletivo em Cuiabá para operar inicialmente 20 % das linhas de ônibus na capital. O objetivo, segundo o vereador, é criar garantias para a oferta de serviço de transporte de qualidade, com condições de trabalho para motoristas e cobradores, a um custo acessível para população.
Lúdio defende que a criação de uma empresa de economia mista para operar linhas do transporte coletivo da capital possibilitará ao poder público regular o serviço, a partir da própria experiência de custo com pessoal, manutenção, combustível e informações sobre quantidade de usuários e valor justo da tarifa.
O vereador explica que para criação da empresa é necessária aprovação de lei e previsão orçamentária. “nós estimamos que para começar a operar o serviço sejam necessários investimentos em torno de 30 milhões de reais”.
No próximo mês de julho encerram-se os contratos de concessão das empresas de transporte coletivo da capital, o que amplia, segundo Lúdio, a viabilidade da discussão sobre a responsabilização do poder público com a oferta do serviço.
“A lógica inicial não é substituir de imediato o serviço concessionário pelo público, mas é fundamentalmente oferecer um serviço de transporte de qualidade e dá ao órgão gestor municipal condições de regular o serviço. Confrontando informações que hoje são de exclusivo poder das empresas privadas” , explica Lúdio.
Edna Pedro