O vereador Ivan Evangelista (PPS), compareceu em uma audiência na policia federal com o delegado Márcio Pires de Carvalho, responsável pelas investigações da operação Pacenas, solicitada pelo vereador. O objetivo do parlamentar é ter acesso a cópia do inquérito policial que investiga a suposta fraude no processo de licitações do programa de aceleração do crescimento ( PAC), em Cuiabá e Várzea grande. Ente elas: as gravações telefônicas entre os agentes públicos e empresários envolvidos no esquema.
A intenção é analisar “melhor” os documentos e as denúncias, para que, o vereador e demais parlamentares possam cobrar ações efetivas da Prefeitura de Cuiabá. “As informações que ainda temos são evasivas. Então, solicitamos os repasses desses documentos e todas as informações para analisarmos”. Assinala Ivan.
Mas, devido o inquérito já ter sido concluído pela policia federal e encaminhado à primeira vara da justiça federal no dia 23 de outubro de 2009, no qual 20 pessoas foram indiciadas, por envolvimento nas fraudes e que poderão responder judicialmente pelos crimes de formação de quadrilha, fraude em licitação e violação de sigilo de proposta de licitação.
No entanto, o delegado Carvalho ficou impossibilitado de atender ao pedido do vereador, que por sua vez agora vai direcionar o pedido a justiça federal ainda nesta semana.
Conforme as investigações o esquema beneficiava as empresas detentoras das licitações do PAC. Os editais de licitações continham clausulas restritivas e os empresários direcionavam todo o processo para o mesmo grupo. “As obras em Cuiabá estão paralisadas desde o dia 10 de agosto e isso precisa ser solucionado o mais breve possível. As obras precisam ser retomadas para que a população não seja ainda mais prejudicada”. Finaliza Ivan.