A médica pediatra Ana Maria Batista Alcântara foi denunciada por omissão de socorro pelo vereador Eronides Nona da Luz durante sessão realizada a semana passada na Câmara Municipal de Cuiabá.
O vereador também entregou ao secretário municipal de Saúde, Guilherme Maluf, um documento pedindo providência para que a médica seja punida e nenhuma pessoa passe mais pelo mesmo constrangimento.
A médica que atende na Policlínica do bairro Planalto fez os dois filhos do vereador, um com seis anos e o outro com um ano e seis meses de idade, esperar das 15h até as 19horas, não consultou as crianças e alegou que já tinha esgotado a cota de atendimento do dia. Junto com os filhos do vereador ficaram sem atendimento cerca de 40 pessoas que estavam esperando por atendimento.
Os filhos do vereador chegaram inclusive a ser chamados e antes de entrar na sala da médica uma enfermeira, no corredor, mediu a pressão arterial e a temperatura das crianças.
A enfermeira passou os dados para a médica, que sem realizar nenhum exame receitou o medicamento dipirona para abaixar a febre. Indignado com o pouco caso e a falta de respeito profissional, o vereador foi até a sala da médica e questionou a receita. “Eu dificilmente procuro atendimento médico na rede pública e dessa vez resolvi utilizar o serviço porque o caso dos meus filhos não era grave. Quando preenchi a ficha no balcão de atendimento da policlínica não me identifiquei como vereador. Se eles me trataram assim, que sou uma autoridade, como será o tratamento dispensado ao trabalhador comum”, indaga Eronides.
No discurso, o vereador lembrou que durante este ano inteiro o serviço de saúde público tem sido pauta de discussão em quase todas as seções na Câmara Municipal, o prefeito Wilson Santos, inclusive convidou o médico e deputado estadual Guilherme Maluf para assumir a Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de melhorar o atendimento, mas mesmo assim, o serviço ainda continua a desejar.
“A situação é muito grave e como representante da base de sustentação do prefeito na Câmara tenho a obrigação de denunciar a falta de respeito no atendimento ao ser humano e exigir dos órgãos competentes uma atitude no sentido de melhorar a qualidade do serviço. Tenho consciência de que o secretário Municipal de Saúde está fazendo tudo o que está ao seu alcance, e já mostrou competência para isso”, ressaltou o vereador.
O vereador também pretende se reunir com o prefeito Wilson Santos para pedir providencias visando a melhoria do serviço já que ficou sabendo que a médica pediatra Ana Maria e o coordenador da Policlínica doutor José Luiz, são considerados excelentes profissionais.
“O número de pessoas que estava aguardando por atendimento naquele dia realmente era muito grande e, neste caso tenho consciência de que o salário de aproximadamente R$ 1.600,00 que os médicos estão recebendo é muito pouco. Agora se for para oferecer um atendimento precário e de péssima qualidade o salário pago pela prefeitura é muito alto.
O pior é que se eles são considerados bons profissionais mesmo deixando de atender a população carente que precisa do serviço, não tem informação e nem sabe exigir os seus direitos enquanto usuários de um serviço público”, pondera Eronides. Para o vereador, o atendimento realizado na Policlínica é ineficiente, desumano e sem nenhuma qualidade.
Após o seu discurso do vereador Eronides, todos os demais que ocuparam a tribuna da Câmara manifestaram solidariedade ao parlamentar
Gerson Alves