Cuiabá é uma das cidades que mais cresce e este crescimento tende, obrigatoriamente, ser nas regiões Sul e Norte e é exatamente nestas regiões que passam o curso do Rio Coxipo de onde é capitado água para abastecer mais da metade da população cuiabana.
Com a ampliação da ETA Tijucal, chegou se a quantidade máxima permitida de capitação de águas do Rio Coxipo, isto significa dizer que cabe a nós, população cuiabana, a preservação do Rio em questão, haja vista que a maior parte dos afluentes do mesmo encontra-se no Município de Cuiabá, divisa o visinho Município de Chapada dos Guimarães.
Com a construção do Rodoanel que cortará as duas regiões citada a tendência natural é o aumento da urbanização das margens da citada rodovia, muito embora exista a definição por lei do perímetro urbano o aparecimento de edificações será uma conseqüência visível para os próximos dias.
Na estrada que de acesso região conhecida como Ponte de Ferro já é possível ver a dimensão em que tomará nos próximos anos, invasões de terra com o objetivo claro de futuras residências.
Preservar as margens e nascentes do Rio Coxipo, em toda sua extensão, é algo que deve estar na consciência de cada cidadão que escolheu esta calorosa e hospitaleira Cuiabá para viver e constituir sua família, sob pena de em poucos anos não ser mais possível ter o produto mais especial para a sobrevivência, à Água.