terça-feira, 07/01/2025
InícioArtigosVerdades e mentiras

Verdades e mentiras

O universo da política costuma estar associado a discussões sobre tênues limites entre aquilo que se chama comumente de verdade e de mentira, inclusive porque um mesmo fato tem centenas de versões. Basta algo acontecer para que seja lido de infinitas formas – e nem sempre é possível encontrar lógica em todas.

Mas é possível defender todas elas, como mostra o filme ‘Damasco Cover’, dirigido por Daniel Zelik Berk, baseado em romance homônimo de Howard Kaplan. A história de espionagem se passa na Síria envolvendo um agente israelense em uma atmosfera em que qualquer passo decisório traz consequências presentes e futuras.

Baseada em fato real, a narrativa fascina por diversos motivos. O principal: a interrogação permanente sobre quem diz a verdade e a mentira. Isso porque os discursos dos personagens estão marcados pela ambiguidade. E aquilo que se enuncia não sempre é o que assemelha ser ou mesmo o que os fatos parecem mostrar inequivocamente.

Nesse universo, a ação do espião para salvar um colega não é retilínea como se pode imaginar num primeiro momento. Existem outros profissionais no meio dessa disputa e a razão do que deve ser feito se mescla com aquilo que o coração pede para fazer. Verdades e mentiras são relativizadas a cada instante, como ocorre na política e na vida.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Enviado por Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes