As chamas já destruíram aproximadamente 100 casas e outras construções, além de ter desabrigado cerca de 1.000 pessoas de Rimrock, Burns Canyon, Gama Gulch, Flamingo Heights, Little Morongo Canyon e Pioneertown, segundo os oficiais.
“Estamos falando sobre colinas e comunidades que são salvas por uma equipe e por equipamentos com dificuldades de chegar aos locais das chamas”, afirmou o chefe do Batalhão San Marcos, Rick Vogt, a CNN na manhã de quinta-feira. “Isso, em conjunto com o clima, faz com que os incêndios sejam difíceis de serem controlados”.
As chamas que destruíram 15.000 hectares próximo a cidade de Pioneertown foi um dos muitos incêndios que começaram devido a um raio que caiu na região nesta semana, segundo Vogt.
Os oficiais do corpo de bombeiros estão preocupados, pois caso os incêndios continuem a ocorrer em direção à Floresta Nacional de San Bernardino, as chamas poderão crescer rapidamente no terreno inclinado e se aproximar perigosamente de Big Bear Lake, uma comunidade com estações de férias de verão e inverno e que possui cerca de 5.500 habitantes.
Uma infestação severa de escaravelhos também ajudou a propagar o fogo: a invasão dos insetos fez com que muitas árvores morressem nos últimos anos, e as árvores secas agem como um combustível para as chamas.
“Se um incêndio começar naquela região é quase impossível pará-lo”, afirmou a porta-voz do departamento Florestal do Estado de Califórnia, Karen Guillemin.
Pelo menos 42 casas, outras 55 construções e 91 veículos foram queimados nas comunidades no deserto cerca de 160 quilômetros ao leste de Los Angeles, segundo as autoridades. A maioria dos edifícios históricos que fizeram com que Pioneertown ficasse famosa, como os saloons do velho oeste e as faixadas que já serviram para diversos filmes de bang-bang, foi poupada das labaredas.
A temperatura chegou a 42,2oC na quarta-feira enquanto 2.500 bombeiros tentavam controlar as chamas que destruíam árvores, pinheiros, e galhos nas montanhas e nos vales. A previsão é de que a altura baixe para 40oC durante o fim de semana. Já em Big Bear lake, a temperatura prevista é em torno de 29oC para esta quinta-feira.
Ao norte de Yucca Valley, um cobertor de fumaça escureceu o céu no deserto de Mojave.
Na região de Gamma Gulch, animais mortos se espalhavam por uma propriedade onde uma casa e um celeiro foram queimados. Oito bombeiros e dois civis tiveram de ser hospitalizados por pequenas queimaduras e inalação de fumaça.
Em um outro lugar no oeste, as labaredas ao sul de Montana se espalharam rapidamente – em uma área de aproximadamente 4.000 hectares – devido à quantidade de vento.
As chamas já destruíram mais de 1.6 milhão de hectares nos Estados Unidos, quase duas vezes a média de incêndios de 10 anos atrás para esta época do ano, de acordo com o National Interagency Fire Center.