domingo, 24/11/2024
InícioEconomiaVendas do comércio sobem 9,1% em 2008, mas recuam 2,3% no quarto...

Vendas do comércio sobem 9,1% em 2008, mas recuam 2,3% no quarto trimestre

As vendas no comércio no país cresceram 9,1% em 2008, na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em dezembro, no entanto, o comércio teve queda de 0,3% e, no quarto trimestre, a queda foi de 2,3% na comparação com o terceiro. A queda em dezembro, segundo o instituto, foi a terceira consecutiva.

Ao mesmo tempo, a receita nominal de vendas no comércio cresceu 15,1% em 2008, na comparação com o ano anterior. Em dezembro, na comparação com novembro, a receita teve recuo de 0,6%, com destaque para o setor de móveis e eletrodomésticos, com retração de 4,3% frente a novembro.

Na comparação com dezembro de 2007, a receita nominal teve alta de 9,6%.

Segundo o IBGE, o resultado do ano passado foi influenciado pelo desempenho dos setores de hiper e supermercados (alta de 5,5% frente a 2007) e móveis e eletrodomésticos (alta de 15,1%). O IBGE aponta que o resultado do ano passado nesses setores reflete um aumento do poder de compra da população devido a ganhos salariais e expansão do crédito –particularmente entre janeiro e setembro.

Na comparação com novembro, quatro das oito atividades pesquisadas registraram crescimento, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (alta de 11,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (alta de 1,2%). Por outro lado, apresentaram queda os segmentos de móveis e eletrodomésticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico (ambos com queda de 3,7%), artigos farmacêuticos, médicos, de perfumaria e cosméticos (queda de 1,4%).

Em relação a dezembro de 2007, sete das oito áreas avaliadas apresentaram expansão, principalmente os setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (alta de 35,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (alta de 14,6%) e artigos farmacêuticos, médicos, de perfumaria e cosméticos (alta de 13,6%).

F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes