Lista inclui modelos que receberão retoques no desenho, passarão por mudança de geração ou terão algumas versões descontinuadas
Apesar da economia no Brasil andar a passos de tartaruga, as fabricantes ainda apostam em algumas novidades para animar o consumidor a ir às compras. Mesmo que discretos em alguns casos, haverá lançamentos no País ainda no primeiro semestre e terão alguns carros que vão mudar.
Para quem estiver pensando em trocar de “viatura”, vale a pena saber quais sao os carros vão mudar, ou até mesmo sair de linha em breve para não acabar levando gato por lebre. Na lista a seguir, você confere os modelos que deverão alterações na linha até o fim do mês que vem.
1 – Chevrolet Cruze
O modelo médio sofre com a queda nas vendas do segmento depois da invasão dos SUVs no mercado, mas ainda se mantém como o mais procurado da categoria. Acaba de receber a série especial Black Bow Tie, com detalhes escurecidos, mas entre o final do primeiro semestre e as primeiras semanas do segundo, vai passar por mudanças um pouco mais significativas.
O Cruze vai ficar com os detalhes nos Estados Unidos, onde já deixou de ser vendido, como parte da reestruração da marca no mercado americano. Entre as novidades do modelo feito na Argentina estarão retoques no desenho, que incluirá apenas frente com entradas de ar mais largas e para-choques reestilizados. Além disso, terá conexão 4G e Wi-fi a bordo.
2 – Toyota RAV 4
Enfim, a nova geração do SUV vai chegar ao Brasil depois de ser mostrada pela primeira vez ao público no Salão de Nova York (EUA), em março de 2018. Feito sobre a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), o carro também estará disponível na versão híbrida. Além disso, ficará um pouco maior, com 4,6 m de comprimento por 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,69 m de entre-eixos.
Uma série de equipamentos mais modernos serão oferecidos no novo RAV4, como central multimídia com tela sensível ao toque, de 8 polegadas e sistema de recarga de celular por indução. No conjunto mecânico, o sistema de transmissão vai incluir câmbio automático do tipo CVT e motor 2.5 de ciclo Atkinson, com potência combinada de 222 cv.
3 – Peugeot 2008 THP manual
Na linha 2020, finalmente a Peugeot trocou o câmbio manual pelo automático nas versões equipadas com motor 1.6 THP Flex, que rende 173 cv de potência. Para os puristas, a troca pode não agradar, mas a grande maioria prefere o conforto de não precisar trocar de marcha. De qualquer forma, com a caixa manual, o carro já deixou de ser oferecido. E o automático? Chega apenas entre agosto e setembro.
Além da mudança no sistema de transmissão, o SUV da marca franacesa recebe frente renovada para ficar mais parecida com os outros dois utilitários esportivos da marca, o 3008 e o 5008. Com isso, a fabricante espera retomar um bom patamar de vendas no Brasil.
4 – Range Rover Evoque
Próximo do final do primeiro semestre a fábrica da Land Rover em Itatiaia (RJ) deixará de fabricar o SUV Evoque, uma vez que a nova geração chegará importada da Inglaterra, por preços que ficarão entre R$ 270 mil e R$ 320 mil. Mesmo com o fim do Evoque nacional, a unidade de produção fluminense continuará montando o Discovery Sport.
O novo Range Rover Evoque será equipado com os mesmos motores disponíveis no Jaguar E-Pace , ou seja, a gasolina, de 300 cv e flex, de 250 cv. Também estarão disponíveis versões a diesel, que chegam num segundo momento após o lançamento da nova geração, previsto para julho. Entre outras novidades, haverá versão híbrida.
5 – Renault Sandero/Logan
Embora a Renault desconverse, as linhas do Sandero e do Logan vão receber discretos retoques no desenho e opção de câmbio automático CVT nas versões 1.6 entre as principais novidades. O sistema de transmissão será o mesmo usado hoje em dia no SUV Duster e vem para entrar no lugar da caixa automatizada Easy R.
Entre outras mudanças, é possível que a dupla Sandero e Logan passe a ficar com interior um pouco mais caprichado, seguindo o padrão adotado na Europa. Mas as alterações no desenho serão poucas, concentrando-se na frente, que deverá contar apenas com novos detalhes na grade frontal e no para-choque. De qualquer forma, a dupla da marca francesa está entre os poucos carros que vão mudar até o final do primeiro semestre.