quinta-feira, 21/11/2024
InícioAgronegócio Vazio sanitário do algodão já está em vigor em 87 cidades de...

 Vazio sanitário do algodão já está em vigor em 87 cidades de MT

As propriedades estão impedidas de manter vivas ou cultivar plantas de algodão, para evitar pragas

Já está em vigor em Mato Grosso o período do vazio sanitário do algodão, conforme a Instrução Normativa nº 001/2016, elaborada em conjunto entre o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Para aplicação dessa medida fitossanitária, Mato Grosso foi dividido em duas grandes regiões: região I, que vai do Sul até o Vale do Araguaia, cuja data de início do vazio sanitário do algodão é do dia 01 de outubro a 30 de novembro; e a região II, Norte e Oeste, com a medida estabelecida entre 15 de outubro a 14 de dezembro.

Nesta semana começou o vazio sanitário do algodão na região I, que compreende 87 cidades, em que está proibida a manutenção de plantas de algodão com risco fitossanitário, para evitar que haja a proliferação do bicudo-do-algodoeiro, principal inseto que afeta as plantações de algodão e consequentemente das demais pragas.

A partir da segunda quinzena desse mês, os 54 municípios da região II deverão também, obrigatoriamente, cumprir o vazio sanitário do algodão.

Nesse período de vazio sanitário do algodão, o Indea irá realizar fiscalizações em propriedades produtoras de algodão do Estado, verificando o cumprimento da medida fitossanitária. Ano passado, na safra de 2021/2022, o Indea realizou 1.393 fiscalizações.

O cotonicultor mato-grossense que descumprir o vazio sanitário do algodão pode ser multado em 30 Unidades Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPFs/MT), que chegam à soma de R$ 6.895,50, mais 2 UPFs por hectare, o equivalente a R$ 459,70.

De acordo com os dados cadastrados junto ao Indea na safra 2022/2023, em Mato Grosso registrou o cultivo de algodão em 802 propriedades, ocupando área de 1.241.643 hectares.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes