Romário bem que tentou, mas teve que adiar o milésimo gol na carreira. Para piorar, o Vasco foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 0, neste domingo, no Maracanã, pela quinta rodada da Taça Rio.
O resultado deixou o Botafogo na liderança isolada do Grupo D, com 12 pontos ganhos. Já o Vasco, apesar da derrota, se manteve na ponta do Grupo C, com 10 pontos, mas desperdiçou a chance de disparar.
Com um grande público nas arquibancadas do Maracanã, a partida começou equilibrada, com os dois times adotando a cautela em campo. No entanto, o Botafogo passou a dominar o jogo com o passar dos minutos, marcando bastante o time do Vasco.
Aos 9min, Lúcio Flávio ergue na área, Luciano Almeida desviou no primeiro pau e quase abriu o placar para o Botafogo. A bola desviou no rodapé esquerdo da meta de Cássio.
O Botafogo manteve o domínio na partida e abriu o placar aos 14min. Lúcio Flávio recebeu de Zé Roberto e, com muita liberdade, arriscou de perna esquerda. A bola ainda bateu na trave esquerda de Cássio antes de entrar.
Em vantagem, o Botafogo não diminui o ritmo após o gol. Insatisfeito, o técnico do Vasco, Renato Gaúcho, decidiu mexer no time, colocando o meia Renato no lugar do volante Ives.
Fazendo uma boa partida, o Botafogo quase abriu o placar aos 32min. Após uma bela trama, a bola sobrou para Joílson. O lateral rolou para o meio da área e Dodô acertou um lindo voleio, mas a bola raspou a trave direita de Cássio e foi para fora.
Aos 37min, Romário tentou desviar um cruzamento com o braço e o árbitro paralisou o lance. Após bastante reclamação dos jogadores botafoguenses, Wagner dos Santos Rosa decidiu aplicar um cartão amarelo para o atacante.
A melhor chance do Vasco na primeira etapa quase entrou para a história. Aos 43min, Júlio César saiu jogando na fogueira e Morais aproveitou a bobeira, deixando Romário de frente para o gol. O camisa 11 bateu de bico, da entrada da área, mas o goleiro fez a defesa.
Ainda em campo após o final do primeiro tempo, Romário expôs sua insatisfação com o resultado. “Estamos meio displicentes na partida. Temos que melhorar para virar o jogo”, disse o atacante antes de ir para os vestiários.
A insatisfação de Romário deu resultado, já que o Vasco voltou melhor postado para o segundo tempo. Já o Botafogo, mesmo em vantagem, não conseguia pressionar o adversário como fez na etapa inicial.
Mesmo assim, o time treinado por Cuca quase ampliou o placar aos 4min, quando Zé Roberto chegou no fundo e rolou para o meio de área, mas Jorge Henrique chutou em cima de Cássio e perdeu uma chance de ouro.
Aos 9min, um momento de grande emoção atingiu o Maracanã. Leandro Amaral arrancou pelo meio e tocou para Romário. O atacante invadiu a área e bateu de bico, mas a bola atingiu o lado de fora das redes.
Romário voltou a deixar o Maracanã em êxtase aos 16min, quando recebeu de Abedi pelo lado direito da área e tocou sutilmente por cima de Júlio César, mas a bola subiu de mais e passou por cima do travessão.
O Botafogo respondeu aos 17min. Joílson ganhou escanteio pela direita, Lúcio Flávio levanta na área e o zagueiro Alex desperdiçou a chance de marcar o segundo do alvinegro debaixo do gol do Vasco.
O jogo deu uma esfriada depois das chances, mas nada que tirasse a emoção da partida. Apesar da insistência das duas equipes, o placar permaneceu o mesmo e Romário teve que adiar, mais uma vez, o tão sonhado milésimo gol.
O Botafogo ainda teve um jogador expulso aos 37min, quando Joílson cometeu falta sobre Roberto Lopes e levou o segundo cartão amarelo, mas era tarde para uma reação do Vasco na partida.
Vasco e Botafogo voltam a campo pela Taça Rio neste domingo. Enquanto o time cruzmaltino jogará contra a Cabofriense, fora de casa, o Botafogo medirá forças com o Nova Iguaçu, no Estádio Edson Passos.
Terra