Em quatro meses, a prefeitura de Várzea Grande poderá estar digitalizando todos os processos solicitados pelos cidadãos em todas as secretarias municipais.
Esse prazo é referente ao processo licitatório e de implantação do sistema. Com o novo sistema, as pessoas poderão acompanhar via internet o andamento do pedido até sua conclusão. Outra vantagem é que o morador receberá uma ligação telefônica informando sobre a conclusão dos serviços.
Segundo o secretário de Fazenda do município Bolanger José de Almeida, as vantagens são inúmeras, mas a agilidade se transforma numa economia considerável tanto de papel, como energia e principalmente de tempo para os servidores públicos como para os cidadãos.
Bolanger lembra que com a digitalização, haverá um desenvolvimento do fluxo do processo, pois o sistema permite que se desenhe esta movimentação. “Identifica-se essas pessoas que têm competência para se manifestar no processo e traça-se a movimentação que o trâmite deverá seguir até seu encerramento”.
Outro ponto de destaque é o acompanhamento da tramitação do processo através da internet, além da informação por telefone. O sistema de controle de processos avisa ao interessado, por meio de uma mensagem em telefone celular sobre a conclusão do processo.
O sistema permite a consulta em tempo real – a secretaria interessada saberá qual servidor cumpriu ou não sua função na tramitação do processo através da geração de relatórios de cumprimento de prazos. O prefeito também poderá acompanhar todo o trâmite.
O arquivamento passa a ser digital e fisicamente. “A vantagem do arquivo digital é que seu conteúdo pode ser consultado pela internet sem a necessidade de desarquivamento físico. Sem falar na agilidade”, ressalta Bolanger.