As ações do Centro Controle de Zoonozes de Várzea Grande – CCZ/ VG, no combate a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, vem surtindo o efeito desejado. Até o momento o município não registrou nenhum caso de dengue hemorrágica, foram registrados 28 casos de dengue tipo
clássico, apenas 15 casos tiveram complicações.
O CCZ vem realizando a Ação de Bloqueio de Foco, onde é feito o controle químico, com borrifação de produtos para eliminar os focos.
“Trabalhamos duro para combater esses focos, no entanto nenhuma ação é válida se a população não se conscientizar sobre a necessidade da prevenção, temos que trabalhar em parceria com a comunidade”, frisou a diretora do órgão, Vilma Jucineide de Souza.
Os bairros mais atingidos pela dengue são o Cristo Rei, o Nova Várzea Grande e o Marajoara 1, nesses casos os agentes de saúde realizam o combate na região onde foi detectado o caso.
“Vamos até o bairro e realizamos a borrifação na casa do paciente e nas proximidades”, explica Vilma.
O CCZ também vai realizar nos dias 17 e 18 deste mês uma passeata nos entornos do aeroporto, o movimento contará com a presença da ANVISA, a
Secretaria de Meio Ambiente e de Serviços Públicos de Várzea Grande, e funcionários da Infraero.
“Nesta passeata vamos distribuir panfletos e dar
explicações sobre a dengue, se cada um não fizer sua parte a situação pode complicar”, frisou Vilma.
Os servidores da Infraero também serão orientados em palestra sobre os cuidados e a prevenção da dengue, o evento está marcado para o próximo dia 23, o horário ainda não foi confirmado.